...
Outros eventos em Campinas

Alzirão (B. Geraldo) - 16 - Doenças negligenciadas

Eventos anteriores - 2018
16 Mai 19h30 às 21h
Alzirão Empório e Bar - Barão Geraldo Rua Francisco de Barros Filho, 432 - Barão Geraldo,
Campinas-SP 13084-075
Alzirão (B. Geraldo)
CibFar - Campinas
Editora Brasil - Campinas
Escience - Campinas
...

Doenças negligenciadas: onde, por que, por quem, até quando?

Rodrigo Nogueira Angerami (Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, com Residência Médica em Moléstias Infecciosas e Doutorado em Clínica Medica pela mesma universidade e título de área de atuação em Medicina Tropical pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Infectologia. Atua na Seção de Epidemiologia Hospitalar do Hospital de Clínicas da UNICAMP e como professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na área de Epidemiologia das Doenças Transmissíveis)
As doenças tropicais negligenciadas constituem um grupo de agravos à saúde que afeta e põem sob risco, em todo o mundo, mais de um bilhão de pessoas vivendo em mais de uma centena de países. Doença de Chagas, leishmanioses, esquistossomose, malária, dengue são apenas alguns exemplos de uma longa e desafiadora lista. Financiamento, incentivo a iniciativas de P&D, parcerias entre universidade e programas de prevenção e controle, participação social e de organizações não governamentais são temas obrigatórios a serem incorporados nas agendas para o enfrentamento das doenças negligenciadas.
...

Cuidando dos pacientes negligenciados – o árduo caminho para o desenvolvimento de novos tratamentos

Fabiana Barreira (Fabiana Barreira é médica, com residência em Obstetrícia-Ginecologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e uma bolsa de Doenças Infecciosas na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos, da Fundação Getúlio Vargas, seguida de um treinamento em Pesquisa Clínica, na Universidade de Harvard, onde atuou como Professora Assistente por três anos, e em Farmacoeconomia, na Sociedade Internacional de Farmacoeconomia e Pesquisa de Resultados.)
As doenças negligenciadas continuam a causar significativa morbidade e mortalidade no mundo em desenvolvimento. Dos 850 novos produtos terapêuticos aprovados entre 2000 e 2011, apenas 4% foram indicados para doenças negligenciadas, mesmo que essas doenças representem 11% da carga global de doenças.
Os tratamentos existentes têm diversos limitantes como o preço e efeitos colaterais indesejados. Muitos são antigos, difíceis de administrar e com taxa de cura insatisfatória. Vamos falar um pouco de algumas das doenças mais negligenciadas e dos esforços para a busca de novos tratamentos.

Outros eventos em Alzirão Empório e Bar - Barão Geraldo

Rua Francisco de Barros Filho, 432 - Barão Geraldo, Campinas-SP, 13084-075 Rua Francisco de Barros Filho, 432 - Barão Geraldo, Campinas-SP, 13084-075
Rua Francisco de Barros Filho, 432 - Barão Geraldo, Campinas-SP, 13084-075 Rua Francisco de Barros Filho, 432 - Barão Geraldo, Campinas-SP, 13084-075