Outros eventos em Campinas

Lado B - 16 - Sirius & Pré-Sal

16 Mai
Lado B Av. Albino J. B. de Oliveira, 1240 - Barão Geraldo, Campinas,
Campinas 13084-008
CibFar - Campinas
Editora Brasil - Campinas
Escience - Campinas
...

Geociências e o pré-sal

Guilherme de Oliveira Estrella (Guilherme de Oliveira Estrella (Geólogo pela UFRJ, 1964) ingressou em 1965 na Petrobrás, onde exerceu os cargos, entre outros, de Superintendente Geral do Centro de Pesquisas (Cenpes) e Diretor de Exploração & Produção na época da descoberta do pré-sal brasileiro (2003-2012). É Membro da Sociedade Brasileira de Geologia, agraciado com a Medalha de Ouro Pandiá Calógeras (2004); Conselheiro do Clube de Engenharia; Membro do Conselho Curador da Fundação Gorceix; Membro da Academia Nacional de Engenharia)
Como conhecimentos geocientíficos da formação tectônica das bacias marginais do leste brasileiro, dos sistemas deposicionais terrígenos, biológicos e evaporíticos nelas contidos e da geração, migração e acumulação de hidrocarbonetos levaram a Petrobrás a descobrir a maior província petrolífera do Atlântico Sul, garantindo o suprimento integral de óleo e gás natural ao Brasil por todo o Século XXI.
...

Sirius: acelerando o futuro da ciência

Antônio José Roque da Silva (Antônio José Roque da Silva é graduado e mestre em Física pela UNICAMP, PhD em Física pela University of California, em Berkeley, onde também fez um de seus pós-doutorados. Fez ainda post-doc na University of California em Los Angeles. É professor titular do Instituto de Física da USP e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Desde 2009 é Diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e Diretor do Projeto Sirius.)
O uso de luz síncrotron, pelas mais variadas áreas do conhecimento, tem tido mundialmente um crescimento contínuo. Isso, em parte, se deve ao aumento sistemático do brilho ao longo dos anos, o que permite novos experimentos e novas técnicas. Desde 2008 o LNLS trabalha no projeto e construção do novo síncrotron brasileiro - Sirius. Esta será uma das maiores e mais complexas infra-estruturas científicas já construídas no país, com enormes desafios tecnológicos. Concebido como um síncrotron de 4a geração, projeto 100% nacional e um dos mais avançados do mundo.

Outros eventos em Lado B

Av. Albino J. B. de Oliveira, 1240 - Barão Geraldo, Campinas, Campinas, 13084-008 Av. Albino J. B. de Oliveira, 1240 - Barão Geraldo, Campinas, Campinas, 13084-008
Av. Albino J. B. de Oliveira, 1240 - Barão Geraldo, Campinas, Campinas, 13084-008 Av. Albino J. B. de Oliveira, 1240 - Barão Geraldo, Campinas, Campinas, 13084-008