...
Outros eventos em Juiz de Fora

A comunicação na internet na era da pós-verdade

Eventos anteriores - 2018
14 Mai 19h30 - 21h
Brauhaus Zeppelin (R. Roberto Stiegert, 21 - São Pedro),
Juiz de Fora
Em um contexto em que fatos objetivos têm menos influência sobre a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais, o fenômeno das notícias falsas encontra campo fértil para se propagarem, impactando até mesmo grandes eleições no mundo. Como devemos nos posicionar nesse contexto? Em que(m) devemos confiar? O que esperar do futuro?
...

O fenômeno das notícias falsas na era da pós-verdade

Dr. Paulo Roberto Figueira Leal (Jornalista pela UFRJ, Mestre e Doutor em Ciência Política e Sociologia pelo Iuperj. Professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, lecionando na graduação e no Mestrado em Comunicação da Facom-UFJF. Tem experiência nas áreas de Comunicação e de Política, atuando principalmente nos seguintes temas: partidos, eleições e campanhas eleitorais; mídia, ideologia e reflexos identitários; comunicação política; jornalismo político; história da comunicação.)

DESCRIÇÃO: Afinal, o que são fake news? Uma abordagem que tem se tornado comum, nos dias atuais, tende a associá-las ao ambiente digital contemporâneo, em contraposição ao jornalismo baseado em fatos que supostamente seria produzido pela imprensa profissional. Esta tese é, ela própria, fake news. O objetivo da conversa é discutir conceituações mais complexas sobre o que sejam as notícias e, portanto, apontar criticamente os problemas do sentido de fake news que tem sido usualmente utilizado.
...

Como se posicionar politicamente usando Platão?

Dr. Fábio Fortes (Professor de Grego Clássico e Latim da Universidade Federal de Juiz de Fora, Doutor e Mestre em Linguística (Estudos Clássicos) pela UNICAMP, Doutorando em Filosofia pela UFMG. Atua na área de Letras Clássicas e Filosofia Antiga, com pesquisa na área de História das Ciências da Linguagem e Platão.)

DESCRIÇÃO: Quais são os limites e as possibilidades da linguagem, quando discutimos, principalmente, sobre política? É possível pensar em uma relação entre o debate político e a verdade? Nesse cenário de fake news, de relativismos, de pós-verdade, o que podemos aprender com Platão para fugirmos das armadilhas do discurso, para pensarmos melhor e melhorarmos nossos posicionamentos?

Outros eventos em Brauhaus Zeppelin

(R. Roberto Stiegert, 21 - São Pedro), Juiz de Fora (R. Roberto Stiegert, 21 - São Pedro), Juiz de Fora
(R. Roberto Stiegert, 21 - São Pedro), Juiz de Fora (R. Roberto Stiegert, 21 - São Pedro), Juiz de Fora
15 Mai
Juiz de Fora
...

A Ciência da Música

f86c218d3dba3c689370b13a9f5a384e