...
Outros eventos em Santos

A Educação do século 21: o que é educar?

Eventos anteriores - 2019
21 Mai 19:30
Adega Santista, Rua Minas Gerais, 66 - Boqueirão,
Santos 11055-101
O Pint of Science Santos 2019 trará ciência em doses! A partir de falas curtas sobre suas pesquisas e ações, vamos discutir temas centrais e queremos ouvir você!Pensar na educação é pensar nas diferentes formas de ensino e aprendizagem, n diversidade cultural, social, econômica e nas diferentes experiências de vida de cada um. Será que educar crianças, jovens e adultos em 2019 é o mesmo que nas décadas anteriores? O que podemos aprender com os sucessos do passado e com os avanços do presente? Quais nossos desafios e nossas conquistas como educadores? Afinal, o que realmente é educar?

Educação Para Todos? processos de exclusão e inclusão escolar

Carla Cilene Baptista da Silva (professora associada do Campus Baixada Santista da Unifesp. Terapeuta Ocupacional de formação, sempre trabalhei com os temas relativos à infância, saúde e educação de crianças com deficiência. Com Mestrado em Educação Especial (UFSCar), Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP) e Pós-Doutorado em Educação (Universidade de Aveiro, Portugal). Há 20 anos como professora universitária. Ao longo dessa trajetória venho pensando e participando de atividades que envolvem a formação em saúde)
Me inspira a possibilidade de fomentar a reflexão sobre Educação Para Todos a partir dos processos históricos e de alguns movimentos sociais de exclusão e inclusão escolar, aproximando saberes, ampliando a discussão nos diferentes níveis de educação e formação e buscando pensar experiências bem sucedidas.
...

Educar e Cuidar na Educação Superior: projetos e encontros

Sylvia Helena Batista (professora associada e livre docente do Campus Baixada Santista da Unifesp. Partilharei minhas reflexões a partir da díade cuidar e educar, narrando momentos em que venho aprendendo a conjugar esses verbos na educação superior, de forma especial no campo das ciências da saúde e mais recentemente, também junto às ciências do mar. Estive na gestão do Campus Baixada Santista , como vice-diretora e diretora, nos últimos 8 anos e esse ano, completei 32 anos como docente universitária)
Os itinerários percorridos nos últimos 32 anos me inspiraram a propor
uma conversa que entrelace a educação e o cuidado como constituintes dos processos formativos, aproximando experiências e saberes.
...

O que é educar para o século XXI?

Melissa Vivacqua Rodrigues (doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, docente do Departamento de Ciências do Mar da UNIFESP, Campus Baixada Santista. Possui experiência em pesquisas inter e transdisciplinares na área de gestão integrada e participativa de territórios costeiros, com foco em unidades de conservação. Tem se debruçado sobre a temática da educação, a partir da reflexão sobre os desafios da integração inter e transdisciplinar do conhecimento.)
À luz do agravamento progressivo da crise ambiental em escala planetária, iremos refletir sobre as potencialidades e desafios para o fortalecimento de abordagens educacionais que tenham como eixo norteador o desenvolvimento integral do ser humano, sensível à complexidade das realidades social, cultural e ambiental.
...

Mediação das discussões: educação e comunicação no século XXI

Marco Aurélio Pagetti Filho (Marco Pagetti) (Apresentador e repórter da VTV/SBT; Jornalista atuante na comunicação regional há 10 anos e vencedor de três edições do "Prêmio VTV de Jornalismo". Dupla formação em Publicidade e Jornalismo, com especialização em comunicação na UAL - University of Arts London )
Marco fará a mediação da mesa-redonda sobre educação no século XXI, a partir de sua experiência nas áreas de comunicação e educação
...

Outros eventos em Adega Santista

Rua Minas Gerais, 66 - Boqueirão, Santos , 11055-101 Rua Minas Gerais, 66 - Boqueirão, Santos , 11055-101
Rua Minas Gerais, 66 - Boqueirão, Santos , 11055-101 Rua Minas Gerais, 66 - Boqueirão, Santos , 11055-101