...
Outros eventos em Juiz de Fora

"Mama África": as heranças de uma mãe solteira

Eventos anteriores - 2018
16 Mai 19h30 - 21h
Brauhaus Zeppelin (R. Roberto Stiegert, 21 - São Pedro),
Juiz de Fora
O que os países e as culturas do continente africano têm a nos ensinar? Que heranças o povo africano deixou para o mundo ocidental? O tráfico de escravos nas Américas promoveu um apagamento da cultura africana ou, em alguma medida, serviu de influência para a construção das culturas americanas? Como alguns países da África lidam com questões amplamente debatidas nos dias de hoje, como gênero e sexualidade? Será que em todos os países africanos a relação patriarcal é predominante? Será que esse continente é tão homogêneo (a ponto de muitos chamarem África de país) ou nós é que conhecemos pouco?

O empoderamento da mulher africana: o que temos a aprender?

Dr.ª Fernanda do Nascimento Thomaz (Possui graduação em História pela UFF, Mestrado e Doutorado em História Social pela UFF. Tem experiência na área de História da África e realiza pesquisas sobre História de Moçambique, Colonialismo, Identidade, Justiça e Gênero. É professora da UFJF, onde coordena o curso de Pós-graduação em História da África. É editora-chefe da Locus - Revista de História.)

DESCRIÇÃO: O objetivo desta conversa é discutir as experiências de mulheres do norte de Moçambique no que se refere às relações de gênero e sexualidade. Essas mulheres controlavam a economia e tinham um expressivo empoderamento sexual. O olhar para essas africanas nos possibilita perceber a diversidade e dinamicidade desse continente chamado África.
...

A cultura africana e suas influências nas Américas

Dr.ª Enilce do Carmo Albergaria Rocha (Graduação em Letras pela UFJF, Graduação e Mestrado em Lingüística pela Université de Toulouse II, Doutorado em Letras USP e Pós-Doutorado em Estudos Literários pela UFMG. Professora na UFJF e tem experiência nas áreas de Literatura Comparada, Tradução, identidade cultural, literaturas africanas de língua portuguesa, literaturas das diásporas das Antilhas de língua francesa e do Brasil, ensino da língua e literatura francesa.)
DESCRIÇÃO: Em nossa fala abordaremos o pensamento teórico-poético de Édouard Glissant, antropólogo, ensaísta, poeta e romancista das Antilhas francesas. Glissant discute os processos de hibridismo cultural das Américas a partir do tráfico de escravos e do sistema de plantações propondo a partir desses processos um olhar sobre a convergência das culturas dentro de uma Totalidade-Terra hoje realizada.
...

Outros eventos em Brauhaus Zeppelin

(R. Roberto Stiegert, 21 - São Pedro), Juiz de Fora (R. Roberto Stiegert, 21 - São Pedro), Juiz de Fora
15 Mai
Juiz de Fora
...

A Ciência da Música

f86c218d3dba3c689370b13a9f5a384e
(R. Roberto Stiegert, 21 - São Pedro), Juiz de Fora (R. Roberto Stiegert, 21 - São Pedro), Juiz de Fora