...
Outros eventos em Belém

ARQUEOLOGIA E TECNOLOGIA

Local recomendado somente para maiores de 18 anos, devido a venda de bebidas alcoólicas.
Eventos anteriores - 2019
22 mai 19:30
Na Figueredo, Av. Gentil Bitencourt, 449 - Nazaré,
Belém 66035-340
Venha conhecer nossa equipe de pesquisadores falando sobre os mais variados temas, e discutir sobre quem plantou a amazônia e também os Smartphones que lhe monitoram.

Quem plantou a Amazônia? E quando?

Marcos Pereira Magalhães (Sou arqueólogo desde 1983, com formação em Ciências Sociais n(graduação UERJ), filosofia (especialização UFF), mestrado em História Antiga e Medieval (UFRJ) e doutorado em História Social (UFRJ). Minha área de pesquisa são as sociedades caçadoras-coletoras do Holoceno inicial na Amazônia e a Arqueologia da Paisagem. Minhas pesquisas estão centradas em Carajás e Monte Alegre (PA). Sobre o assunto tenho 5 livros publicados, sendo o mais recente “A Humanidade e a Amazônia, 11 mil anos de evolução histórica em )
A ocupação humana da Amazônia foi iniciada, efetivamente, desde 12000 anos atrás. Desde então as sociedades humanas que floresceram na região tiveram forte influencia sobre a formação das florestas, através da seleção cultural de espécies. Assim, além delas terem desenvolvido culturas e ferramentas adequadas com a natureza regional, acabaram por transformar a maior parte dos ecossistemas amazônicos em bosques cultivados. Consequentemente, a ideia de que antes da chegada do colonizador as floretas eram indomáveis e virgens não passa de um mito.
...

Seu movimento monitorado: uso de aplicativos na avaliação da saúde

Anselmo de Athayde Costa e Silva (Doutor em Atividade Física Adaptada. Meu interesse acadêmico é centrado na avaliação de pessoas com deficiência física no esporte paralímpico e também sobre os efeitos de exercício e esporte nessa população.)
Atualmente, existe uma tendência de utilizar os smartphones para medição do movimento humano. Isto ocorre com o intuito de tornar estas análises mais acessíveis ao público pois, não demandam equipamento caro e profissionais especializados para a análise. Por exemplo, como um smartphone pode ser utilizado para avaliar o equilíbrio de uma pessoa idosa?
...

Outros eventos em Na Figueredo

Av. Gentil Bitencourt, 449 - Nazaré, Belém, 66035-340, Brasil Av. Gentil Bitencourt, 449 - Nazaré, Belém, 66035-340, Brasil
20 mai
Belém
...

SAÚDE E TIPOGRAFIA

figura28
Av. Gentil Bitencourt, 449 - Nazaré, Belém, 66035-340, Brasil Av. Gentil Bitencourt, 449 - Nazaré, Belém, 66035-340, Brasil
21 mai
Belém
...

SAÚDE E CERVEJAS

figura24