...
Outros eventos em Foz do Iguaçu

As controvérsias do revisionismo histórico

Eventos anteriores - 2019
22 Mai 19 horas
277 Craft Beer, Rua Marechal Floriano Peixoto. 709,
Foz do Iguaçu 85851-020

Revisionismo histórico e a Educação

Fernando José Martins (Pedagogo, mestre em Educação pela UFPR e Doutor em Educação pela UFRGS. Professor do colegiado de Pedagogia da Unioeste. )
Revisar a história, deveria fazer parte de um processo contínuo da ciência, uma vez que a mesma, tem fortes tendências a relatar a história dos “vencedores”. Assim, queremos relatar como a história é manifestada no processo educativo, como os movimentos subalternizados são apagados no processo de mudança social e como são criminalizados. Além disso, é importante destacar o processo que as redes sociais, nas quais se proliferam tendências alienantes, tem tido no processo educativo contemporâneo.
...

O revisionismo histórico

Filipe Figueiredo (Graduado em História pela Universidade de São Paulo (USP), youtuber do canal Nerdologiae do canal Xadrez Verbal, onde aborda temas como política, História e atualidades. Possui um blog na seção brasileira do jornal Huffington Post e já foi colaborador do site de política internacional Opera Mundi.)
Neste papo Filipe vai explicar como funcionam os fluxos da História, que como campo científico ela evolui, com novas fontes, novos dados e pode inclusive ser moldada para deslegitimar ideias atuais. Neste contexto, vai ressaltar o que é anacronismo, o “pecado capital” do historiador e explorar alguns clichês sobre História, como a perspectiva de que ela é somente contada pelo vencedor. Por fim, vai mostrar que o revisionismo é normalmente uma distorção histórica criada por motivos políticos e ideológicos.
...