...
Outros eventos em Foz do Iguaçu

A Medicina do Século 21: Cannabis e Ayahuasca vêm aí

Eventos anteriores - 2018
16 Mai 19h30 às 21h
Rock Falls Tap House R. Alm. Barroso, 993,
Foz do Iguaçu - PR 85851-010
A medicina do terceiro milênio: cannabis e ayahuasca.

Maconha: por que não podemos cultivar a planta mais medicinal do mundo?

Francisney P Nascimento (Francisney Nascimento é farmacêutico e mestre pela UFSC, Florianópolis. Doutor em Farmacologia pela UFSC/Dalhousie University, Halifax, Canadá. Pós-doutor em Neurofarmacologia pela McGill University, Montreal, Canadá. É professor de Farmacologia Clínica no curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA (Foz do Iguaçu). Membro da Associacao INternacional para o Estudo da Dor. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biociências da Unila. Coordenador do Grupo de Pesquisa Pl)
A maconha (Canabis sativa) é uma planta originária da Ásia com mais 8 mil anos de registros de uso. Nunca foi relatado nenhuma morte causada pela maconha. Se seu uso é tão antigo e maconha nunca matou ninguém, por que essa erva é proibida? A maconha possui potencial de tratamento ou cura para mais de 30 doenças. Então, quem ganha com a proibição desta planta? Quem perde com a proibição desta planta? Como a maconha exerce seus efeitos medicinais? Quando teremos maconha medicinal no Brasil? Maconha tem efeitos colaterais?

Uso clínico da Maconha: Serve pra quê?

Elton Gomes da Silva (Elton SIlva é médico formado pela Unicamp. Possui residência em Neurocirurgia pela mesma universidade. É doutor em Neurologia pela Unicamp. Membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Atua como neurocirurgião e neurologista em Foz do Iguaçu e é professor de Neurologia do Curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA (Foz do Iguaçu).)
A maconha tem sido utilizada em dezenas de países nos últimos anos para algumas patologias, principalmente relacionadas ao sistema nervoso central. Quais as doenças que já são tratadas com maconha? Maconha pode fazer mal? Quais os medicamentos derivados da maconha que irão chegar ao Brasil? Relatos de caso da prática clínica pessoal.

Ayahuasca: quando a religião também é ciência

Fabiana Aidar Fermino (Fabiana é médica formada pela Fundação do ABC e doutora em medicina (Hematologia) pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professora de Medicina na Universidade Federal da Integração Latino-Americana e participa do Grupo de Pesquisa “Plantas Medicinais na América Latina”.)
Ayahuasca é uma bebida que resulta da combinação de duas plantas originárias da Amazônia utilizada em diferentes rituais religiosos. O cipó, conhecido também como Jagube ou Mariri (Banisteriopsis caapi) e as folhas do arbusto, a Chacrona (Psychotria viridis) são os ingredientes utilizados no feitio do chá. Recentemente, a Ayahuasca vem sendo pesquisada no contexto médico-científico por suas propriedades farmacológicas. Alguns resultados são surpreendentes, especialmente em situações de difícil tratamento, como dependência química e depressão.