...
Outros eventos em Santos

Ciência, cidadania e arte: o que elas têm em comum?

Eventos anteriores - 2019
22 Mai 19:30
Kokimbos, Rua da Paz, 61 - Boqueirão,
Santos 11045-520
Pesquisa e desenvolvimento vão muito além dos experimentos em laboratórios fechados. A vida e a sociedade são grandes laboratórios e todos nós fazemos parte dele. Nesta discussão, pesquisadores contarão suas pesquisas e ações com foco na cidadania e na transformação da sociedade pela melhoria da qualidade de vida da criança até a pessoa idosa com o uso da ciência, da arte e da cidadania, juntos e inseparáveis.

Maré de consCiência

Barbara Lage Ignacio (bióloga e doutora em Ecologia pela UFRJ. Contará histórias sobre sua dedicação de duas décadas à ciência e ao mar. Ao longo destes anos, Barbara passou por três universidades (UFRJ, UERJ, UNSW-Austrália) e uma instituição de pesquisa (IEAPM). Desde 2013 é professora na UNIFESP e coordena o projeto Maré de Ciência.)
Barbara contará como esta maré de ciência, comunicação, educação e cidadania aconteceu em sua vida. E por quais razões ela acredita que a formação científica pode ajudar a transformar – para melhor - a nossa sociedade. Ela refletirá em voz alta sobre as trocas, desafios e perspectivas do Maré de Ciência; esperando, assim, ouvir considerações, idéias, pontos e contrapontos.
...

O jogo do detalhe: tempo, atenção e cuidado

Conrado Federici (formado em Educação Física, tem mestrado e doutorado em Educação pela Unicamp, possui formação em música e é palhaço. Conrado falará sobre experiências no campo da performance em espaços públicos e formação em saúde. Atualmente, coordena o Laboratório Corpo e Arte na UNIFESP - crédito da foto: Maurice Pirotte)
Nesta fala será destacado a potência do jogo como recurso de existência em experiências de performances artísticas e formação, chamando a atenção para o rigor como eixo comum entre a ciência e a arte.
...

Conscientização da velhice e de seus processos

Marcia Novelli (terapeuta ocupacional, com mestrado, doutorado e pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da USP, sendo que o pós-doutorado teve uma interface com a Universidade Johns Hopkins.. Atualmente pesquisa os efeitos de intervenções não farmacológicas como estratégias de cuidado nas síndromes demenciais. Coordena no Serviço de Atendimento em demência (SADe) e Lidera o Núcleo Interprofissional de Pesquisa e Atendimento no Envelhecimento (NIPAE))
Pretendo discutir a velhice como um processo de vida e a importância desta conscientização para o bem estar e proposição de estratégias para um envelhecer participativo, com uma discussão centrada em como a ciência pode promover participação social e cidadania
...

Drogas - problema para quem?

Luciana Surjus (terapeuta ocupacional, especialista em Saúde Publica (Unicamp), com mestrado e doutorado em Saúde Coletiva (Unicamp). Coordena o Observatório Internacional de Gestão Autônoma da Medicação (GAM) e o Centro Regional em Políticas sobre drogas e Direitos Humanos (Unifesp), e Lidera o Grupo de Extensao e Pesquisa (CNPq) "DiV3rso: Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos" desenvolvendo estudos qualitativos e avaliativos acerca do uso de drogas, em especial as populações em situação de vulnerabilidades.)
pretendo discutir a disputa das diferentes concepções acerca da problemática das drogas, e a importância ética do desenvolvimento de praticas cientificas engajadas
...

Mediação: desvendando a integração entre ciência, cidadania e arte

Arminda Augusto (jornalista formada pela UniSantos, trabalha em A Tribuna há 22 anos e há quatro está como editora-chefe. Como repórter, cobria os setores de Educação e Meio Ambiente. Foi também professora universitária por dois anos)
Arminda guiará o bate papo desta noite com a sua experiência no jornalismo ajudando a integrar as diferentes experiências dos pesquisadores e dos participantes da noite.
...

Outros eventos em Kokimbos

Rua da Paz, 61 - Boqueirão, Santos, 11045-520 Rua da Paz, 61 - Boqueirão, Santos, 11045-520
Rua da Paz, 61 - Boqueirão, Santos, 11045-520 Rua da Paz, 61 - Boqueirão, Santos, 11045-520