...
Outros eventos em Alegrete

Circuitos Integrados

Eventos anteriores - 2019
22 Mai 20:00h às 21:30h
Villa Burguer, R. Venâncio Aires, 468,
Alegrete 97542-570
Os circuitos integrados e suas incríveis aplicações que transformam o mundo moderno. Usamos eles todos os dias, mas os desafios do avanço tecnológico são cada vez maiores. Dois especialistas em projeto de chips contam um pouco sobre como a pesquisa em microeletrônica contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Chips: impossível viver sem eles

Alessandro Girardi (Possui doutorado em microeletrônica (UFRGS, 2007). É professor associado da UNIPAMPA, campus Alegrete, atuando no Grupo de Arquitetura de Computadores e Microeletrônica (GAMA). Pesquisa métodos eficientes de projeto de circuitos integrados analógicos em ambientes de grande variabilidade de parâmetros, além do desenvolvimento de ferramentas de CAD para projetos robustos. Em 2018 foi o mentor da equipe da UNIPAMPA que conquistou o título mundial na IEEE CASS Student Design Competition em Florença, Itália.)
A tecnologia transforma o modo de viver e os circuitos integrados são peças-chave para o desenvolvimento das aplicações que movem o mundo moderno. O avanço da tecnologia depende de chips cada vez melhores, mas os desafios são cada vez maiores. Como integrar bilhões de transistores em um único chip? Como lidar com a escassez de energia? Como atingir uma alta eficiência? Qual o limite? Um pouco das respostas você vai ter nesta conversa de bar. Afinal, chips e cerveja são uma combinação perfeita.
...

Internet das Coisas e os desafios na implementação de dispositivos eletrônicos com baixo consumo de energia

Lucas Compassi Severo (Possui graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela UNIPAMPA e doutorado em Engenharia Elétrica pela USP. É professor adjunto da UNIPAMPA na área de eletrônica e trabalha com pesquisa junto ao Grupo de Arquitetura de Computadores e Microeletrônica (GAMA). Possui experiência na área de microeletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: circuitos integrados analógicos e de RF, baixa tensão de alimentação, ferramentas de CAD, otimização e inteligência artificial.)
Estima-se que, em 2025, existirão mais de 25 bilhões de dispositivos conectados à Internet. Muitas aplicações, como circuitos implantáveis e redes de sensores, impõem grandes restrições de consumo de energia para permitir uma longa vida útil de operação. Esta palestra apresenta as principais estratégias utilizadas na implementação de circuitos integrados com baixo consumo de energia, as formas alternativas para a captação de energia e os principais desafios de pesquisa nesta área.
...

Outros eventos em Villa Burguer

R. Venâncio Aires, 468, Alegrete, 97542-570 R. Venâncio Aires, 468, Alegrete, 97542-570
21 Mai
Alegrete
...

Mulheres na Ciência

mulheres na ciencia
R. Venâncio Aires, 468, Alegrete, 97542-570 R. Venâncio Aires, 468, Alegrete, 97542-570
20 Mai
Alegrete
...

A Água na Agricultura

agua3