...
Outros eventos em Lorena

Ética e academia

Eventos anteriores - 2018
15 Mai
Lop's Chopperia Rua Nossa Senhora da Piedade, 83,
Lorena 12600320
O meio científico tem almejado pesquisadores que trabalhem de maneira íntegra e independente, em uma atmosfera alicerceada nos pilares da honestidade intelectual.  No entanto, os acadêmicos e seus ambientes de trabalho podem tangenciar de formas diversas o descumprimento das principais regras das boas práticas na ciência moderna. A má conduta científica é compreendida pela intenção ou negligência de um pesquisador em transgredir os valores e princípios da integridade ética na pesquisa: Plagiar ideias, falsificar resultados e fabricar dados são os exemplos mais comuns. 
Injecap
Lop's Chopperia

Boas práticas na ciência: A linha tênue entre o "jeitinho" e a fraude acadêmica

Bruno Manzolli Rodrigues (Possui Graduação em Química pela Universidade de São Paulo (2009) e Doutorado em Físico-Química pela mesma instituição (2014). Desenvolve pesquisa majoritariamente na área de biomateriais, com foco no design e caracterização de materiais visando aplicações em engenharia de tecidos e/ou em sistemas biológicos de interesse. Atualmente, é professor titular na Universidade Brasil, no programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, e pesquisador colaborador no Instituto Tecnológico Aeronáutico (ITA).)
"E o que leva a ocorrência desses atos? Desejo de compensação financeira, busca de excelência na avaliação pelos pares e pressões externas são frequentemente os principais motivos; ao mesmo tempo, a aceitabilidade pela sociedade da existência da corrupção é também responsável. Com isso, é imperativo que haja uma avaliação continuada da integridade dos acadêmicos nas esferas científicas, a partir do fortalecimento e imposição da prestação de contas perante à sociedade."
...