...
Outros eventos em São José do Rio Preto

Física, proteínas e cerveja!

Eventos anteriores - 2018
15 Mai 19h30 às 21h
Bar Vila Dionísio Av. Bady Bassitt, 3961 - Vila Imperial,
Sâo José do Rio Preto 15015-700
A primeira palestra será a respeito da fabricação de cerveja que, artesanalmente, se tornou uma prática que não traz muitas complicações. Como diferenciar, então, o caseiro do científico? Ciência, tecnologia e engenharia.A segunda será a respeito de Física Biológica. Nesse bate-papo descontraído conversaremos um pouco sobre situações cotidianas envolvendo Física, Biologia e como essas duas áreas se unem formando uma nova que promove conhecimento, soluções para problemas da vida moderna, esperança no tratamento de diversas enfermidades e qualidade de vida para a sociedade.
Vila Dionísio
...

Cerveja, paixão de muitos (as)

Vanildo Del Bianchi (Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista - UNESP/IBILCE. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Engenharia Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: Tratamento (Aeróbio e Anaeróbio) de Águas Residuárias Agroindustriais (principalmente com manipueira), Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais, Bioprocessos, Fermentação em Estado Sólido, Produção de Enzimas, de Bioinseticidas, de Bebidas Fermentadas e de Biossurfactantes.)
Fazer cerveja, artesanalmente, se tornou uma prática que não traz muitas complicações. Como diferenciar, então, o caseiro do científico? Ciência, tecnologia e engenharia. Vamos lá!!! Só um tipo de microrganismo é capaz de fazer cerveja? Há ainda uma infinidade de sabores à nossa espera. Mas, é necessário fazer prospecções de novas linhagens e mantê-las ativas! Maltes, lúpulos, adjuntos, ervas… Temos certeza que as temperaturas empregadas em várias etapas do processo são iguais para cada formulação utilizada?
...

E para que serve essa tal de Física Biológica?

Leandro Cristante (Possui graduação em Licenciatura plena em Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Instituto de Geociências e Ciências Exatas - IGCE / UNESP Câmpus de Rio Claro, doutorado direto com mudança de nível em Biofísica Molecular pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - IBILCE / UNESP Câmpus de São José do Rio Preto com estágio sanduíche na University of California at San Diego, Universidade de Brasília (UNB) )
A Física Biológica é uma área atual e inovadora, mas muitos, apesar de utilizarem seus produtos no dia-a-dia, não entendem muito bem seus objetivos e potencialidades. Nesse bate-papo descontraído conversaremos um pouco sobre situações cotidianas envolvendo Física, Biologia e como essas duas áreas se unem formando uma nova que promove conhecimento, soluções para problemas da vida moderna, esperança no tratamento de diversas enfermidades e qualidade de vida para a sociedade. Prepare-se para uma “butecada” com “por quê?”, “hmm”, “uau!”, “ufa!” e muita descontração.

Outros eventos em Bar Vila Dionísio

Av. Bady Bassitt, 3961 - Vila Imperial, Sâo José do Rio Preto, 15015-700 Av. Bady Bassitt, 3961 - Vila Imperial, Sâo José do Rio Preto, 15015-700
14 Mai
São José do Rio Preto
...

Drogas, Júpiter e uma porção de coxinhas!

jupiterjuno
Av. Bady Bassitt, 3961 - Vila Imperial, Sâo José do Rio Preto, 15015-700 Av. Bady Bassitt, 3961 - Vila Imperial, Sâo José do Rio Preto, 15015-700
16 Mai
São José do Rio Preto
...

Cachaça e robótica: um gole de ciência!

robo cachaca