...
Outros eventos em Niterói

A física das coisas: da luz, dos astros e da cerveja

Eventos anteriores - 2018
15 Mai 19h30 - 21h
Bar Itália Av. Pref. Silvio Picanço, 735 - Charitas,
Niterói 24360-022
A física está em todos os lugares à nossa volta: na luz, no espaço, nas ondas e também na cerveja...esse será o tema instigante da mesa "A física das coisas: da luz, dos astros e da cerveja" 
Prefeitura de Niterói
Proppi (Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFF)
...

Vai rolar cerveja (a ciência da produção de cerveja)

Thadeu Penna (Graduação, Mestrado (1987) e Doutorado (1989) em Física pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é prof. Associado da Universidade Federal Fluminense, no Instituto de Ciências Exatas, em Volta Redonda, RJ. Tem experiência na área de Física Computacional atuando principalmente nos seguintes temas: simulações computacionais e aplicações multidisciplinares de Física. É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Sistemas Complexos,do CNPq)
Cerveja também é ciência! Esta será a fala de Thadeu Penna que fala sobre a ciência da produção da cerveja.
...

Ondas gravitacionais e a nova era da astrofísica

Rodrigo Picanço Negreiros (Professor do departamento de física da Universidade Federal Fluminense, com doutorado pela San Diego State University. Atua na área de astrofísica com ênfase em fenômenos de altas energias)
Ondas causadas por eventos cósmicos gigantes podem começar uma nova era na astronomia! Ficou curioso? Esta será a fala do Rodrigo Picanço, professor de Física da UFF.
...

O que é a luz?

Thiago Rodrigues de Oliveira (Graduação (2002), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado pela University of Southern California em Los Angeles Atualmente é professor associado do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. Sua linha de pesquisa é em Mecânica Quântica e Informação Quântica. )
Três séculos atrás Isaac Newton propôs que a luz era feita de pequenas partículas viajando em linhas retas. Já no começo do Sec. 19 diversos experimentos mostraram que a luz era um onda. Por último no começo do Sec. 20 experimentos ainda mais precisos,
e uma teoria proposta por Einstein, mostraram que a luz tem características tanto de onda como de partículas. Iremos brevemente discutir essa dualidade, um dos "mistérios"
da teoria moderna da luz, que ainda gera acalorados debates entre cientistas mas ao mesmo tempo possibilita a construção de computadores quânticos e criptografia quântica.