...
Outros eventos em Niterói

O meu país é o futebol: esporte e política em debate

Eventos anteriores - 2018
15 Mai 19h30 - 21h
Tio Cotó R. Alexandre Moura, 3 - São Domingos, Niterói ,
Niterói 24210-200
A inclusão social e os benefícios que as atividades físicas trazem à saúde são alguns itens que fazem com que o esporte tenha um importante papel para a sociedade.  Mas muito mais do que isso! Os esportes mobilizam as nações e o futebol é um deles. O futebol é mais do que um esporte: é uma paixão nacional! Entre bolas e dribles, a relação do esporte e sociedade brasileira sempre foi muito intensa. Esportes, políticas públicas e futebol será o tema desse contagiante time que vai trazer os assunto preferidos da mesa de bar: esporte e política! 
Prefeitura de Niterói
Proppi (Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFF)
...

A seleção brasileira de futebol ainda é considerada como representando o povo brasileiro?

Simoni Lahud Guedes (Pesquisadora e professora a favor do retorno à normalidade democrática, respeitando-se o resultado das urnas. Professora e pesquisadora na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia do Esporte e Cultura de Trabalhadores, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalhadores urbanos, futebol brasileiro, categorias etárias)
Que o futebol move as nações, todo mundo sabe. A cada quatro anos, a Copa leva multidões a acompanhar cada lance e mobiliza nações em um único objetivo: torcer pelo seu país! E como fenômeno cultural e social, a seleção sempre foi entendida como representante do seu povo em grandes campeonatos mundiais. Mas será que a seleção brasileira ainda é considerada representante do seu povo? Essa é a pergunta que Simoni Lahud Guedes vai responder.
...

Projetos sociais esportivos são políticas públicas?

Luiz Fernando Rojo (Doutor em Ciências Sociais pela UERJ, com pós-doutorado em Antropologia pela UFF. Atualmente é coordenador da Comissão de Esportes, da International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES) e membro do grupo de trabalho sobre Políticas Públicas no Esporte, do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO)
A prática esportiva é considerada como algo muito mais importante do que uma atividade física ou fator que melhora a qualidade de vida. É capaz de cooperar no processo de inclusão social, tanto que desde 1988 o esporte e o lazer foram elevados à condição de direito social. Desde então inúmeros projetos sociais voltados para o esporte vem crescido no Brasil. Para entender melhor a relação entre políticas públicas e esporte, venha conversar com Luiz Rojo, professor especialista em Antropologia dos Esportes.
...

Em tempos de Copa do Mundo: esporte, política, cultura, economia

Victor Andrade de Melo (É professor da UFRJ, onde atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e História Comparada. Autor de vários livros sobre a história do esporte, é coordenador do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer. Tem a felicidade e o bom gosto de ser flamenguista)
As propagandas já começaram. Os álbuns de figurinhas já estão nas bancas. Em breve, os olhos do mundo estarão voltados para a Rússia, onde se disputará mais uma Copa do Mundo. Os jogos serão acompanhados com atenção e festa, momentos de confraternização e diversão. Por trás desse aparentemente frívolo acontecimento, todavia, há coisas sérias. Quais seriam seus desdobramentos na política, na cultura, na economia? Victor Andrade Melo irá discutir os aspectos esportivos, políticos, culturais e econômicos do grande evento que faz o mundo inteiro vibrar.

Outros eventos em Tio Cotó

R. Alexandre Moura, 3 - São Domingos, Niterói , Niterói, 24210-200 R. Alexandre Moura, 3 - São Domingos, Niterói , Niterói, 24210-200
R. Alexandre Moura, 3 - São Domingos, Niterói , Niterói, 24210-200 R. Alexandre Moura, 3 - São Domingos, Niterói , Niterói, 24210-200