...
Outros eventos em Juiz de Fora

O que me define? Um debate para além dos rótulos

Eventos anteriores - 2018
16 Mai 19h30 - 21h
Arteria - Fábrica de Cultura (R. Chanceler Oswaldo Aranha, 545 - São Mateus),
Juiz de Fora
 O que dizem os estudos mais atuais sobre gênero e sexualidade? A criação pode influenciar na expressão de gênero e na sexualidade da criança? O que é ser homem? O que é ser mulher? Estamos preparados para acolher, auxiliar e compreender aqueles que diferem da sexualidade e expressão de gênero ditos normais?

Gênero, Sexualidade e Escola: Precisamos falar sobre isso?

Dr. Anderson Ferrari (Licenciatura e Bacharelado em História pela UERJ, Mestrado em Educação pela UFJF, Doutorado em Educação pela UNICAMP e Pós-doutorado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, onde trabalhou com a relação entre Cultura Visual, Educação e Homossexualidades. Professor de Ensino de História e dos programas de mestrado e doutorado da Faculdade de Educação da UFJF. Atua, principalmente, nos seguintes temas: educação, gênero, sexualidade, currículo e homossexualidade.)

DESCRIÇÃO: A cada dia, as ciências vêm avançando nos estudos a respeito do gênero e da sexualidade humana. Muitas concepções que tínhamos já foram deixadas de lado, por isso a dificuldade de muitos em acompanhar e compreender determinadas expressões de gênero e orientações sexuais. Na escola, onde as crianças passam boa parte das suas vidas, o desabrochar da sexualidade e a busca da identidade se chocam com o preconceito, a incompreensão, as visões mais tradicionais e conservadoras. Será que estamos preparados para lidar com a diversidade, praticar a alteridade e sermos mais respeitosos?
...

Masculinidades, vida social e linguagem

Dr. Alexandre Cadilhe de Assis Jacome (Doutor em Estudos de Linguagem pela UFF e Mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ, com especializações nas áreas de Gênero e Sexualidade pela UERJ. É Professor da UFJF na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Sociolinguística Interacional; Análise de Discurso Crítica; Análise da fala-em-interação; Letramentos; Linguagem, Gênero e Sexualidade em contexto institucionais (ênfase na saúde e na educação).)

DESCRIÇÃO: Nesta conversa, serão abordadas as diferentes performances de masculinidades que constituem o mundo social, e seus efeitos na produção de desigualdade e diferença. A linguagem tem se constituído como um caminho privilegiado para problematizar masculinidades hegemônicas e reconhecer masculinidades periféricas e alternativas. Diante disso, como construir uma compreensão sobre essas múltiplas masculinidades? Seria possível pensar outras formas de sociabilidade de meninos e homens para diminuir as desigualdades sociais e a violência?
...

Outros eventos em Arteria - Fábrica de Cultura

(R. Chanceler Oswaldo Aranha, 545 - São Mateus), Juiz de Fora (R. Chanceler Oswaldo Aranha, 545 - São Mateus), Juiz de Fora
(R. Chanceler Oswaldo Aranha, 545 - São Mateus), Juiz de Fora (R. Chanceler Oswaldo Aranha, 545 - São Mateus), Juiz de Fora