...
Outros eventos em Diamantina

História e Língua Portuguesa: o que os jovens do Vales do Jequitinhonha e Mucuri têm a dizer?

Eventos anteriores - 2018
16 Mai 19h30 às 21h00
Mr Chef’s Gastrobar Praça Corrêa Rabelo, 119B,
Diamantina 39100-000
Na noite de segunda-feira, teremos as apresentações de Helder Moraes Pinto e Carlos Henrique Silva de Castro. Helder falará sobre a produção de sociabilidades pela mocidade, grupos de jovens ocupando certos locais de Diamantina-MG, no final do século XIX, se entretendo e produzindo sentido, a partir de alguns mediadores materiais e simbólicos, como culinária e literatura. Carlos discutirá as práticas linguísticas de estudantes (graduandos da Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM) com o objetivo de refletir sobre os sentidos socialmente relevantes e valorizados de língua.
Diamantina - p
...

História de Diamantina e região

Helder Moraes Pinto (Licenciado em história pela Universidade do Estado de Minas Gerais, 2001. Especializado em filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto, 2004. Mestre em história da educação pela Puc-Minas, 2007. Doutorado em história da educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, 2015. Foi professor na rede municipal de educação de Itabira-MG. Lecionou História na UEMG e PUC-Minas. Atualmente, é professor na Faculdade Interdisciplinar de Humanidades da UFVJM.)
Descrição: A produção de sociabilidades pela mocidade. Moços\as numa convivialidade a partir de alguns mediadores materiais e simbólicos, como culinária e literatura. Identificaremos grupos de jovens ocupando certos locais de Diamantina-MG, no final do século XIX, se entretendo e produzindo sentido.
...

Preconceito linguístico, língua e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Carlos Henrique Silva de Castro (Carlos Henrique Silva de Castro é doutor em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011-2015) com período sanduíche pela University of California, Santa Barbara. É mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2009-2010). É bacharel e licenciado em Letras/Português e suas literaturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000-2005). É coordenador do EViDoSoL (Encontro Virtual de Documentação em Software Livre) )
Descrição: A palestra discute práticas linguísticas de estudantes dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri com o objetivo, em um primeiro momento, de refletir sobre os sentidos socialmente relevantes e valorizados de língua. A partir desse fundo teórico, volta-se o foco para a análise de uma língua diversa, tal como seus falantes, um grupo de graduandos da Licenciatura em Educação do Campo (LEC), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Outros eventos em Mr Chef’s Gastrobar

Praça Corrêa Rabelo, 119B, Diamantina, 39100-000 Praça Corrêa Rabelo, 119B, Diamantina, 39100-000
Praça Corrêa Rabelo, 119B, Diamantina, 39100-000 Praça Corrêa Rabelo, 119B, Diamantina, 39100-000