...
Outros eventos em Santos

MCTIC: Mulheres na Ciência, na Tecnologia, na Inovação e na Comunicação

Eventos anteriores - 2019
21 Mai 19:30
Kokimbos, Rua da Paz, 61 - Boqueirão,
Santos 11045-520
O Pint of Science Santos 2019 traz uma série de apresentações inspiradoras das mulheres que atuam nas diferentes áreas profissionais e relatam suas pesquisas e sua inserção no mercado profissional em um bate papo sobre a carreira, os desafios do mercado e trabalho e da conquista do espaço e reconhecimento. A partir de falas curtas sobre suas pesquisas e ações, vamos discutir sobre ciência e o espaço das mulheres em suas profissões e queremos ouvir você!

Conservação de riachos costeiros

Ursulla Pereira Souza (Graduação em Ciências Biológicas, Mestrado em Zoologia pela UNESP (Botucatu), Doutorado e Pós-doutorado pela UNESP (Rio Claro). Docente Permanente e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos (PPG-ECOMAR) da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Trabalha com Ecologia de peixes de riachos, com ênfase em alimentação e reprodução dos peixes em ambiente natural.)
Riachos costeiros compõem pequenas bacias isoladas na Costa Leste do Brasil que cruzam remanescentes de Mata Atlântica, em graus variados de perturbação. A despeito de sua alta diversidade de espécies, constituem um dos ambientes mais ameaçados do país.
...

Os Aços Inoxidáveis Resistem a Salinidade do Mar?

Emmanuelle Freitas (Mestra e Doutora em Engenharia Mecânica, há 10 anos pesquisa ligas metálicas a partir de correlações entre parâmetros de solidificação/microestrutura e propriedades mecânicas/corrosão. Professora do Departamento de Ciências do Mar da UNIFESP, atuando, principalmente, em disciplinas das engenharias.)
As propriedades das ligas metálicas norteiam discussões não apenas no campo das suas propriedades mecânicas, como também na susceptibilidade a corrosão. Neste sentido, as ligas chamadas “Aços inoxidáveis” sofrem ou não corrosão quando expostas ao ambiente marinho?
...

Encontros e desencontros entre a gestão ambiental pública e a vida acadêmica

Aline Borges do Carmo (Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo/USP (2002), Mestre em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia/UFBA (2008), Doutora em Oceanografia pela Universidade de São Paulo/USP (2016). Analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), lotada atualmente no Núcleo de Licenciamento Ambiental da Superintendência Estadual de São Paulo/SP. Professora Convidada da USP e da UFBA.)
Embora a aproximação entre academia e órgãos públicos ambientais seja desejável e proveitosa, este encontro entre dois mundos diversos nem sempre se dá de forma tranquila. Em minha fala, pretendo discorrer de forma informal sobre os principais desafios e potencialidades deste encontro, contando um pouco também da minha trajetória nos diversos setores do IBAMA (fiscalização, emergências ambientais, biodiversidade e licenciamento) e nos cursos e atividades acadêmicas, as partes boas, os "perrengues" e como a difícil conciliação dessas atividades acaba valendo a pena por melhorar a qualidade dos
...

Do telex ao Youtube

Vera Leon (Jornalista, trabalhou nos jornais Cidade de Santos e A Tribuna, em várias editorias incluindo o cargo de Editora Executiva. Atuou nas assessorias de imprensa dos Ministérios da Educação, da Cultura e do Desenvolvimento Agrário e das Secretarias de Estado da Educação e de Segurança Pública, e da Assembleia Legislativa de São Paulo. É facilitadora de grupo de estudos de sonhos; conduz grupos de mentoria na Pinacoteca Benedicto Calixto. Desde 2016, tem no YouTube o canal de vídeos ‘Que Sonho é Esse?’ )
Atualmente, assina a página social da Revista Mais Santos.
O efeito do avanço tecnológico nos mais variados setores da sociedade atingiu, especialmente, os meios de comunicação tradicionais. Jornal impresso, televisão e rádios estão sendo desafiados a se reinventar, atropelados que são pelas redes sociais com sua informação volátil e nem sempre crível. A mudança veloz parece ter pego de surpresa profissionais da área, empresários e até mesmo o consumidor da notícia, afogado na avalanche que pouco ou nenhum tempo lhe dá para desenvolver senso crítico.
...

Outros eventos em Kokimbos

Rua da Paz, 61 - Boqueirão, Santos, 11045-520 Rua da Paz, 61 - Boqueirão, Santos, 11045-520
Rua da Paz, 61 - Boqueirão, Santos, 11045-520 Rua da Paz, 61 - Boqueirão, Santos, 11045-520