...
Outros eventos em Alegrete

Mulheres na Ciência

Eventos anteriores - 2019
21 Mai 20:00h às 21:30h
Villa Burguer, R. Venâncio Aires, 468,
Alegrete 97542-570
Duas cientistas, ganhadoras de vários prêmios - entre eles o Prêmio Mulheres da Ciência L'Oreal/UNESCO/Academia Brasileira de Ciências -, discutem o papel, as dificuldades e as conquistas das mulheres no mundo da pesquisa científica.

Mulheres na ciência – por que precisamos falar sobre isso?

Pâmela Billig Mello Carpes (Neurocientista e professora da UNIPAMPA Uruguaiana. Possui doutorado (2010) em Fisiologia (UFRGS) e pós-doutorado em Neurofisiologia na Univ. de Leuven, Bélgica (2012). Foi professora visitante do departamento de Fisiologia da Univ. de Valência, Espanha (2017-2018). É líder do Grupo de Pesquisa em Fisiologia da UNIPAMPA. Ganhadora do Prêmio Para Mulheres na Ciência L’Oreal/UNESCO/ABC em 2017. Fellow do Programa Science of Learning IBRO/IBE-UNESCO em 2018. Finalista do Prêmio Mulheres que Inspiram ZH 2019.)
Apenas 30% dos cientistas do mundo são mulheres e as mulheres que ingressam nesta carreira têm muita dificuldade de progredir na mesma proporção que os homens. Garantir a participação de mulheres na ciência é mais que garantir um direito das mulheres, é promover qualificação, criatividade e inovação científica. Assim como tomar uma cerveja no bar com os amigos já não é mais um privilégio masculino, os laboratórios de ciência também não devem ser!
...

O projeto Energéticas e a promoção da igualdade de gênero

Daiana Silva de Ávila (Doutora em Ciências Biológicas pela UFSM e pós-doutora pela Vanderbilt University (EUA) em 2011. Atua em toxicologia e farmacologia de organocalcogênios e toxicologia de metais, pesticidas e nanomateriais, usando o modelo alternativo Caenorhabiditis elegans como modelo experimental. É docente na UNIPAMPA - Campus Uruguaiana, liderando o Grupo de Pesquisa em Bioquímica e Toxicologia em C. elegans (GBToxCe). Em 2015, recebeu o Prêmio Para Mulheres da Ciência - L´Oreal/ UNESCO/Academia Brasileira de Ciências.)
O grupo Cientistas do Pampa apoia iniciativas que estimulem a discussão sobre igualdade de gênero e a inserção de mulheres nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Trinta e duas meninas de uma escola pública de ensino médio participam do projeto, que consiste em palestras, rodas de conversa, workshops e experimentações. Superar os estereótipos de gênero é uma discussão atual e que pode e deve ocorrer em todos os espaços, inclusive em uma roda de cerveja!
...

Outros eventos em Villa Burguer

R. Venâncio Aires, 468, Alegrete, 97542-570 R. Venâncio Aires, 468, Alegrete, 97542-570
22 Mai
Alegrete
...

Circuitos Integrados

chip
R. Venâncio Aires, 468, Alegrete, 97542-570 R. Venâncio Aires, 468, Alegrete, 97542-570
20 Mai
Alegrete
...

A Água na Agricultura

agua3