...
Outros eventos em Cuiabá

Pint of Science - Ditado Popular (dia 3)

Eventos anteriores - 2019
22 Mai Um festival de divulgação cientifica
xomano! (19:00 - 21:30)
Ditado Popular, R. Sen. Vilas Bôas, 89 - Popular,
Cuiabá 78045-360
Pela primeira vez em Cuiaba, teremos o Pint of Science: o maior festival de divulgação cientifica do mundo.  Nesse evento apresentaremos uma pequena parte do que é produzido em Ciência por cientistas cuiabanos! Nesse terceiro dia de evento, no Ditado Popular teremos três excelentes palestras. Falaremos de problemas associados a hipertensão,  sobre conflitos e soluções envolvendo as onças pantaneiras e sobre o uso do conhecimento tradicional na arquitetura cuiabana. 
ditado popular

Tecnologia indigena em casas sustentaveis cuiabanas

Dr. Jose Afonso Botura Portocarrero (Arquiteto, mestre em História pela UFMT e doutor em arquitetura e urbanismo pela FAUUSP. É Professor da UFMT e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Tecnologias Indígenas. Foi secretário de meio ambiente e desenvolvimento urbano da Prefeitura de Cuiabá; Prêmio “Arquiteto do Ano” da FNA (2014). Projeto do Centro Sebrae de Sustentabilidade CSS, premiado em 2018 com 1º lugar pelo BREEAM AWARDS 2018 UK.)
A palestra versará sobre o uso do conhecimento tradicional de diversas etnias indígenas na construção de casas, inovando na criação de tecnologias arquitetônicas e minimizando a demanda por energia. O emprego dessas tecnologias tem o potencial para a criação de cidades mais sustentáveis
...

De vilões para heróis: turismo como ferramenta para conservação de grandes felinos na América do Sul.

Dr. Fernando Tortato (Biólogo, Doutor pela Universidade Federal de Mato Grosso em Ecologia e Conservação da Biodiversidade. Trabalha a mais de 15 anos com estudos envolvendo a ecologia e conservação de carnívoros neotropicais. Fernando está vinculado a Panthera, organização não governamental que atua na conservação de felinos em todo o planeta. Seu trabalho envolve buscar soluções técnicas para o conflito ocasionado pela depredação de rebanhos domésticos por grandes felinos na América do Sul)
Nessa palestra será abordado a valoração do ecoturismo focado na observação de onças no pantanal. Será discorrido as vantagens, os locais prioritários, as interações, os "causos", e principalmente, o montante financeiro que esse setor representa em relação com a atividade tradicional pantaneira - a criação de gado. O mais importante: as atividades não são tão antagônicas quanto se pensa!
...

A epidemia de doenças cardíacas do século XXI: fatores de risco pouco conhecidos

Dr. Luiz César Nazário Scala (Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Mestre em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. É especialista em Saúde Pública e Medicina Tropical e Clínica das Doenças Tropicais pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa - Portugal, especialista em Hipertensão pela Sociedade Brasileira de Hipertensão e Ecocardiografia)
Pesquisas realizadas na UFMT revelam que novos fatores de risco pouco conhecidos, têm contribuído para a epidemia mundial de doenças vasculares do coração. Assim, discutiremos porque mortes cardiovasculares podem ocorrer a partir de níveis normais de pressão arterial (pré- hipertensão), infartos e derrames podem ser precipitados pela poluição atmosférica urbana (queima de óleo diesel, etc) ou rural (queima de biomassa, mato), infartos devido a inflamação das gengivas (doença periodontal) e mortes durante o sono em indivíduos que roncam (apneia do sono).
...

Outros eventos em Ditado Popular

R. Sen. Vilas Bôas, 89 - Popular, Cuiabá, 78045-360 R. Sen. Vilas Bôas, 89 - Popular, Cuiabá, 78045-360
R. Sen. Vilas Bôas, 89 - Popular, Cuiabá, 78045-360 R. Sen. Vilas Bôas, 89 - Popular, Cuiabá, 78045-360