...
Outros eventos em Campo Grande

Superbactérias, como vencer essa guerra?

Eventos anteriores - 2018
16 Mai 19h30 às 21h
Cervejaria Prosa R. Alagoas, 901 - Jardim dos Estados,
Campo Grande 79020120
No que tange o desenvolvimento científico na área de Ciências da Vida, um dos maiores desafios da atualidade é a necessidade em se combater populações de micro-organismos multirresistentes. O uso inapropriado e indiscriminado de antibióticos fez com que as bactérias desenvolvessem resistência a várias classes de antibióticos, resultando em bactérias multirresistentes. Estima-se que, caso nenhuma medida seja implementada, em 2050 teremos mais de 10 milhões de mortes por ano em decorrência de microrganismos resistentes a antibióticos.
DZM Eventos - Campo Grande
Sicredi - Campo Grande
...

Ação fotodinâmica: a luz a serviço da sociedade

Anderson Rodrigues Lima Caires (Bacharel e Doutor em Física, atualmente é professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de espectroscopia óptica e materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: fotoinativação de microorganismos, desenvolvimento de materiais e métodos para avaliação ambiental e caracterização óptica de sistemas biológicos, biodiesel e materiais.)
Um dos desafios que vêm sendo enfrentados pelo Grupo de Óptica e Fotônica da UFMS e a inativação de bactérias multirresistentes. É possível desenvolver estratégias inovadoras, que utiliza a luz como principal ferramenta, para abordar e superar tais desafios. Para esclarecer como é possível essa abordagem, apresentaremos os princípios da ação fotodinâmica e demonstraremos algumas aplicações de sucesso.
...

Sistematização na busca e determinação de compostos antibacterianos a partir da biodiversidade brasileira.

Denise Brentan da Silva (Farmacêutica, Doutora em Ciências Farmacêuticas (FCFRP-USP) e Pós-Doutorada (FCFRP-USP). Possui experiência na área de química de produtos naturais envolvendo isolamento e caracterização estrutural de ativos, espectrometria de massas, metabolômica e MALDI-MS imaging. Atualmente é professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e membro do grupo de Pesquisa do Laboratório de Produtos Naturais e Espectrometria de Massas (LaPNEM).)
Os produtos naturais representam mais que 70% dos fármacos aprovados para o tratamento de infecções bacterianas, demostrando ser uma fonte promissora na busca de compostos bioativos. Assim exploramos a biodiversidade brasileira, com foco principal na região de Cerrado e Pantanal, para o estudo e desenvolvimento de novas estratégias para o tratamento de infecções bacterianas. A espectrometria de massas é aplicada nesses estudos, incluindo as técnicas de ionização por eletrospray e MALDI, bem como a aplicação de ferramentas inovadoras como metabolômica para auxiliar no rastreamento de componente
...

O uso da nanotecnologia para a construção de novas estruturas anti-infectivas

Octávio Luiz Franco (Biólogo, Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor da Universidade Católica Dom Bosco e da Universidade Católica de Brasília, além de ser pesquisador no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Bioquímica, proteômica e modelagem molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: peptídeos antimicrobianos, imunomoduladores anticongelantes e analise proteômica animais, vegetais e de microrganismos.)
Infecções bacterianas causam enormes problemas por todo o mundo. Neste contexto inúmeros grupos de pesquisa vem buscando novas alternativas para o controle de microrganismos. Dentre estes existem os antimicrobianos já extensivamente utilizados em todo o mundo. Entretanto com o avanço da nanotecnologia, tais compostos tem sido utilizados para a construção de novas estruturas capazes de evitar contaminação. Desta forma aqui será abordada a construção de novos estruturas anti-infectivas incluindo cateteres, fibras, protetores e géis que podem ser utilizados para prevenir infecções.
...

Ferramentas biotecnológicas bioinspiradas em toxinas no combate de micro-organismo patogênicos

Ludovico Migliolo (Biólogo, Doutor em Ciências Genômicas e Biotecnologia pela Universidade Católica de Brasília (2012). Tem experiência na área de Bioquímica, Biofísica e Bioinformática. Atualmente trabalha na Universidade Católica Dom Bosco como professor e pesquisador no desenvolvimento de medicamentos a partir de toxinas de serpentes, sapos, abelhas, escorpiões, peixes, plantas entre outras.)
A guerra-fria entre homens e micro-organismos são épicas e com o passar dos tempos hora a balança pende para o lado dos homens hora pende para os micro-organismos patogênicos. No panorama atual acreditamos que esta guerra silenciosa quando iniciada são vencidas pelas bactérias em especial aquelas resistentes e multiresistentes a antibióticos. Diante disso a busca por alternativas para o combate e controle é de suma importância. Como alternativa, o desenvolvimento de novas moléculas protéicas bioinspiradas em toxinas de animais vem mostrando resultados surpreendentes e promissores.

Outros eventos em Cervejaria Prosa

R. Alagoas, 901 - Jardim dos Estados, Campo Grande, 79020120 R. Alagoas, 901 - Jardim dos Estados, Campo Grande, 79020120
R. Alagoas, 901 - Jardim dos Estados, Campo Grande, 79020120 R. Alagoas, 901 - Jardim dos Estados, Campo Grande, 79020120