...
Outros eventos em Campo Grande

Plana e Oca? Afinal, como realmente a Terra é!

Eventos anteriores - 2018
14 Mai 19h30 às 21h
Saideira Classic Bar R. Dom Aquino, 2331, Centro,
Campo Grande, MS 79002183
Séculos de observações e conclusões feitas, principalmente por Isaac Newton, sustentam que a Terra é redonda e possui formato esférico e porque todas as conclusões científicas não condizem com as recentes ideias difundidas nas redes sociais de que vivemos em um planeta plano. Ainda nessa noite você entenderá porquê a experiência de estar numa caverna pode ser transformadora de diversas formas, sejam elas pessoais ou sociais. 
DZM Eventos - Campo Grande
Sicredi - Campo Grande
...

Uma mesa redonda sobre a Terra plana, ou uma mesa plana sobre a Terra redonda?

Além-Mar B. Gonçalves (Bacharel, Mestre e Doutor em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. O Prof. Além-Mar é, atualmente, Professor Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trabalha em pesquisa com crescimento de nanomateriais bidimensionais e óxidos semicondutores e suas aplicações em catálise, dispositivos fotovoltaicos e sensores. Também trabalha no desenvolvimento de montagens experimentais para ensino de Física.)
Sim, todas as evidências científicas indicam que o planeta Terra é redondo! Na Grécia antiga, mais de 2000 anos atrás, o homem já sabia que a Terra era esférica. Erastóstenes (~275 A.C.) calculou a circunferência da Terra com base no ângulo formado por uma haste fincada ao chão e sua sombra projetada ao meio dia de um equinócio. Saiba isso e muito mais!
...

"Terra Oca": O que o mundo subterrâneo pode nos contar e por quê precisamos conservá-lo?

Lívia Medeiros Cordeiro (Bióloga, mestre em Ecologia e Conservação, doutora em Zoologia, desenvolve pesquisas sobre biodiversidade em ecossistemas subterrâneos, exploração e documentação de cavernas, com participação em diversas expedições no Brasil e no exterior. É atualmente pesquisadora no programa de Desenvolvimento Científico Regional na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Espeleologia.)
As cavernas são ambientes com características muito especiais, delicadas e desafiadoras à exploração humana. As informações contidas nos componentes biológicos e ambientais do subterrâneo escuro estão, cada vez mais, nos ajudando a compreender o passado da Terra e as projeções para o futuro. A experiência de estar numa caverna pode ser transformadora de diversas formas, sejam elas pessoais ou sociais. Nesta palestra, buscarei compartilhar com o que me levou a explorar cavernas e as razões que fazem destes ambientes essenciais para o desenvolvimento da humanidade.

Outros eventos em Saideira Classic Bar

R. Dom Aquino, 2331, Centro, Campo Grande, MS, 79002183 R. Dom Aquino, 2331, Centro, Campo Grande, MS, 79002183
R. Dom Aquino, 2331, Centro, Campo Grande, MS, 79002183 R. Dom Aquino, 2331, Centro, Campo Grande, MS, 79002183