...
Outros eventos em Campo Grande

Plana e Oca? Afinal, como realmente a Terra é!

Eventos anteriores - 2018
14 Mai 19h30 às 21h
Saideira Classic Bar R. Dom Aquino, 2331, Centro,
Campo Grande, MS 79002183
Séculos de observações e conclusões feitas, principalmente por Isaac Newton, sustentam que a Terra é redonda e possui formato esférico e porque todas as conclusões científicas não condizem com as recentes ideias difundidas nas redes sociais de que vivemos em um planeta plano. Ainda nessa noite você entenderá porquê a experiência de estar numa caverna pode ser transformadora de diversas formas, sejam elas pessoais ou sociais. 
DZM Eventos - Campo Grande
Sicredi - Campo Grande

Uma mesa redonda sobre a Terra plana, ou uma mesa plana sobre a Terra redonda?

Além-Mar B. Gonçalves (Bacharel, Mestre e Doutor em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. O Prof. Além-Mar é, atualmente, Professor Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trabalha em pesquisa com crescimento de nanomateriais bidimensionais e óxidos semicondutores e suas aplicações em catálise, dispositivos fotovoltaicos e sensores. Também trabalha no desenvolvimento de montagens experimentais para ensino de Física.)
Sim, todas as evidências científicas indicam que o planeta Terra é redondo! Na Grécia antiga, mais de 2000 anos atrás, o homem já sabia que a Terra era esférica. Erastóstenes (~275 A.C.) calculou a circunferência da Terra com base no ângulo formado por uma haste fincada ao chão e sua sombra projetada ao meio dia de um equinócio. Saiba isso e muito mais!
...

"Terra Oca": O que o mundo subterrâneo pode nos contar e por quê precisamos conservá-lo?

Lívia Medeiros Cordeiro (Bióloga, mestre em Ecologia e Conservação, doutora em Zoologia, desenvolve pesquisas sobre biodiversidade em ecossistemas subterrâneos, exploração e documentação de cavernas, com participação em diversas expedições no Brasil e no exterior. É atualmente pesquisadora no programa de Desenvolvimento Científico Regional na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Espeleologia.)
As cavernas são ambientes com características muito especiais, delicadas e desafiadoras à exploração humana. As informações contidas nos componentes biológicos e ambientais do subterrâneo escuro estão, cada vez mais, nos ajudando a compreender o passado da Terra e as projeções para o futuro. A experiência de estar numa caverna pode ser transformadora de diversas formas, sejam elas pessoais ou sociais. Nesta palestra, buscarei compartilhar com o que me levou a explorar cavernas e as razões que fazem destes ambientes essenciais para o desenvolvimento da humanidade.
...