Física ao sabor de rock e cerveja

Lauro Luiz Samojeden, coordenador do Pint of Science na Região Sul, estuda formas de tornar as ciências exatas mais atrativas e,
nas horas vagas, trabalha para desenvolver as próprias bebidas

 

Lauro Luiz Samojeden queria ser astrônomo. Inspirado por filmes de ficção científica e pela série “Perdidos no Espaço”, ele pretendia se aproximar de planetas e estrelas pelos livros e fazer do estudo do universo sua profissão, mas não havia nenhum curso específico nessa área na Curitiba do fim dos anos 70. Acabou optando pela Licenciatura em Física e percorreu uma trajetória que inclui de astros e didática até Monteiro Lobato e cerveja.

Nascido em 19 de fevereiro de 1958, filho de uma dona de casa e de um técnico em eletrônica, ele passou parte da infância vendo o pai arrumar aparelhos de som e televisores na oficina montada no quintal e ainda se lembra da curiosidade despertada pelas peças espalhadas. “Era a maior bagunça e, de certa forma, me motivou”, conta.

Aluno de escola pública e o mais velho de quatro irmãos, ele foi aprovado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e no decorrer do curso acabou se interessando genuinamente por Física. Ao som de Led Zeppelin e Ozzy Osbourne, concluiu a primeira etapa da vida acadêmica e, ao se formar, em 1984, descobriu que além de gostar de rock, astros e Física, também gostava de dar aulas.

“Lecionei em colégios e supletivos e percebi que tinha um gostinho pela licenciatura”, afirma. Com um pé nas salas de aula como professor, ele fincou o outro na universidade, como estudante. Fez mestrado e doutorado em Física e por fim se tornou professor na UFPR.

 

25552290 1577940318938421 1687944369275382817 n


Já docente do Departamento de Física, ele começou a se incomodar com a evasão de alunos nos cursos de licenciatura e, em 2011, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), começou a estudar formas de diminuir a desistência dos universitários e o medo que adolescentes têm das ciências exatas.

“Muitas vezes, os calouros não têm conhecimentos de base de matemática e física, aí vão reprovando e desistem. É um curso pesado, exige muito, e a área do ensino é importante para mantê-los. Por outro lado, quem está no ensino médio quer entender a importância do conteúdo, ver uma aplicação”, explica. Para fazer a ponte, entre outras propostas estão unir a Física à literatura de Monteiro Lobato ou mesmo aproveitar o interesse pelos celulares. “Já que os jovens não querem largar o aparelho, então vamos usar, aproveitar aplicativos que têm física, química”, diz.  “O professor da escola traz a ideia e nós ajudamos a concretizar”.

Com essa linha de trabalho, ele não pensou duas vezes ao ver uma notícia sobre o Pint of Science. Entrou em contato com a coordenação nacional para realizar o evento em Curitiba e, neste ano, além de responder pela organização na cidade, responde também pelo festival na Região Sul. “Queremos motivar os estudantes e os pesquisadores a divulgar a ciência que produzem, fazer com que o cientista saia da caixa.  As universidades públicas estão sofrendo com as questões financeiras, e não se ressalta que a ciência no país é feita nelas. Isso é culpa nossa também. Precisamos mostrar para a população o valor das universidades, as pesquisas que elas produzem”.

Além disso, outro aspecto pesou na decisão de participar do festival que leva a ciência para o bar. Há três anos, Samojeden dedica suas horas livres à produção de cerveja artesanal. Sua Imperial Stout ganhou o segundo lugar na categoria Porters & Stouts do Concurso Sul Brasileiro de Cerveja Caseira e agora ele trabalha na produção de uma vertente salgada e ácida. “Encaro os desafios. Se cheguei onde cheguei, foi por dedicação, teimosia, força de vontade”, avalia. Um brinde, então, àqueles que não desistem!

Texto: Stefhanie Piovezan  

Contato para a imprensa
Assessoria de comunicação nacional do Pint of Science: (16) 3373-9666 (ICMC/USP)
E-mail: [email protected] 

Jornalistas responsáveis:
– Denise Casatti: (11) 9-9125-9459
– Stefhanie Piovezan: (11) 9-5206-2638