...

91704947 1159982701000659 3695433339432337408 o

 

Devido à pandemia, o Pint of Science Brasil adiou o festival presencial que aconteceria nos dias 11, 12 e 13 de maio, em apoio ao  isolamento social. Em meados de março, percebemos que ainda poderíamos levar ciência para todo o Brasil, por meio da internet, é claro!

Convidamos você para celebrar e fazer um brinde à ciência de 11 a 13 de maio, sempre a partir das 19h,horário de Brasília. Tudo o que você precisa é de uma bebida na mão (da sua preferência), computador ou celular, e internet!

Calças são opcionais e não vamos pedir provas de que você esteja vestindo!

Além disso, como as lives sertanejas também fazem (não em relação à bebedeira), resolvemos divulgar campanhas de doações! Se existe algo que vai nos tirar dessa pandemia, esse algo É a ciência!

E por isso queremos que você ajude universidades e iniciativas que utilizam a ciência para enfrentar o Coronga! Acesse os links e descubra iniciativas incríveis que, assim como o Pint, estão espalhadas pelo Brasil ! https://linktr.ee/pintbr

Por fim, se nosso financiamento coletivo alcançar os 100%, iremos doar 10% do valor arrecadado para a compra de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual)!

Contamos com a sua presença online para criarmos a maior mesa de bar virtual do mundo!

Acesse https://linktr.ee/pintbrlive para ser redirecionado ao evento em nosso Canal no YouTube. 

A transmissão também acontecerá pela nossa página no Facebook

Um brinde (virtual) à ciência nacional!


_________________________________
Programação

11/05 - Segunda-feira

No primeiro dia do Pint Online vamos conversar sobre o que é, e o que já foi o Pint of Science até hoje no Brasil e no mundo. Os coordenadores e coordenadoras regionais comentam as particularidades do festival em cada região, como é organizar o Pint, e claro, como estão enfrentando a pandemia.

Link para a live: https://youtu.be/8-HmaB4F1EM

 

Pint Online dia 1

Participantes: 

Natalia Pasternak Taschner: Coordenadora nacional do Pint of Science (2016-2019). Pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e presidente do Instituto Questão de Ciência. 

Francisney Nascimento: Professor Adjunto de Farmacologia Clínica do curso de Medicina e do Mestrado em Biociências, ambos na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu, PR. Coordenador do Pint of Science Brasil Região Sul

Cintia Milagre: Professora no Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da UNESP em Araraquara e membro do CERSusChem (Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável). Coordenadora Regional de São Paulo.

Marina Pinto de Andrade Alves: Atuou como Coordenadora do Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais - SEDECTES. Coordenadora do Pint of Science em Belo Horizonte (desde 2016). Coordenadora Regional do Pint of Science de Minas Gerais (desde 2018).

Ana Laura Boechat Borges: Doutora em Ciências (Bioquímica) pelo Instituto de Química - Universidade de São Paulo, pesquisadora na área de Microbiologia Molecular e colaboradora em atividades de extensão ligadas à divulgação científica na UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense) Campos - RJ. Coordenadora Regional do Pint of Science do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. 

Jerusa Araújo Quintão Arantes Faria: Bacharel em Bioquímica e doutora em Bioquímica. Professora de Bioquímica (é muita paixão mesmo!!) na UFAM (Universidade Federal do Amazonas). Coordenadora Regional do Pint of Science - Região Norte.

Denis Soares: Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto e vice-diretor da Faculdade de Farmácia da UFBA (Universidade Federal da Bahia). Coordenador do Pint of Science Salvador e Região Nordeste.

Eduardo Bessa: Tão apaixonado por ciência que sai por aí falando dela para quem quiser ouvir. Biólogo pela USP com doutorado na UNESP, hoje é professor de Zoologia na UnB (Universidade de Brasília), além de coordenador do Pint no Centro-Oeste.

Apresentador:
Luiz Gustavo de Almeida: Biólogo, filho da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC). Doutor em Microbiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Coordenador dos Projetos de Educação e das Mídias Sociais do Instituto Questão de Ciência. Atual diretor nacional do Pint of Science no Brasil.

 

 

12/05 - Terça-feira

No segundo dia de Pint of Science Online, dois convidados fantásticos! Dra. Ethel Maciel, que já foi vice-reitora da Universidade Federal do Espírito Santo, nos contará um pouco das histórias das pandemias. Já o Dr. Felipe Naveca nos conta como são feitos os testes diagnósticos e as vacinas! Esse vai ser aquele evento Classudo! Coloquem calças e venham com perguntas!

Link para a live: https://youtu.be/3ItHOnmc_ps

dia2

Participantes:

Ethel Leonor Noia Maciel: Professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq em Epidemiologia. É Coordenadora de área de Epidemiologia e Presidenta da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (REDE-TB). Co-Titular da Cátedra Sérgio Vieira de Mello do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados na UFES. Vice-reitora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no período de 2013 a 2020.

Felipe Gomes Naveca: Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada UFAM (Universidade Federal do Amazonas. Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (ILMD/Fiocruz) e Biologia Celular e Molecular (PGBCM - IOC/Fiocruz). Membro da Rede Nacional de Especialistas em Zika e Doenças Correlatas - RENEZIKA, DECIT, Ministério da Saúde. Desde março de 2012 exerce a função de Vice-Diretor de Pesquisa, e desde agosto de 2013 a função de Diretor substituto do ILMD/Fiocruz Amazônia.

Apresentação:

Luiz Gustavo de Almeida: Diretor Nacional do Pint of Science no Brasil

13/05 - Quarta-feira

 Se você se preocupava que o seu cachorro ou gato ficava chateado de ficar o dia todo em casa, pois bem, agora você tem certeza. O pico de acúmulo de gordura chegou e já não faz diferença se é sábado, domingo ou segunda. Para explicar o que essa mudança brusca de comportamento pode nos fazer, trouxemos cientistas que estudam comportamento animal e vamos, de uma vez por todas, comprovar que somos como todos os outros mamíferos, com um pouco mais de ansiedade e manias estranhas. E para encerrar o nosso festival, vamos pensar como os humanos irão ̶e̶s̶t̶r̶a̶g̶a̶r̶ colonizar Marte e o que você levaria pra lá além de cerveja!

Link para a live: https://youtu.be/OCv6kJJCds8

dia3

Participantes:

Ronaldo Pilati: Professor associado do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (PST) e do programa de pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) da UnB (Universidade de Brasília). Autor do Livro "Ciência e Pseudociência: Por que acreditamos apenas naquilo em que queremos acreditar".

Eduardo Bessa: Tão apaixonado por ciência que sai por aí falando dela para quem quiser ouvir. Biólogo pela USP com doutorado na UNESP, hoje é professor de Zoologia na UnB (Universidade de Brasília), além de coordenador do Pint no Centro-Oeste.

Ana Carolina Souza Ramos de Carvalho: Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de Santo Amaro (2000) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é mestranda da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Astrobiologia.

Apresentação:

Luiz Gustavo de Almeida: Diretor Nacional do Pint of Science no Brasil

Apoio
QC logo transparente