...
Eventos anteriores - 2019
21 Mai Das 19:00 às 21:30. Entrada gratuita
Tony Montana Tap Room , R. Vinte e Um-C, 24 - Tangerinal,
Volta Redonda 27262-330

Indivíduo e Sociedade, Duas Faces do Fenômeno Humano

Ana Paula Poll (Doutora em Ciências Humanas (Antropologia Cultural), Mestre em Sociologia e Antropologia e o bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora associada da Universidade Federal Fluminense/ Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda (ICHS). Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, desenvolveu pesquisas relacionadas aos seguintes temas: Religião, Congo, Identidade étnica e Relaçõ)
Não é uma novidade caracterizar o ser humano como um ser gregário, um ser social. Assim, vida em grupo não é, para nós, uma escolha casual, ela é condição necessária à humanidade. Ao mesmo tempo, a liberdade individual é um dos valores mais cultuados no mundo atual. Por outro lado, as sociedades industriais e as cadeias globais de produção revelam a existência de um mundo marcado pela forte interdependência entre os indivíduos. Livre de suas amarras sociais quem, de fato, conseguiria sobreviver?
...

Por que nunca é o Joãozinho que faz o bolo ?

Ligia Valente de Sá Garcia (Graduação em Licenciatura em Física pela USP (2004), Mestrado em Ensino de Física pela USP (2009) e Doutorado em Ensino de Física na USP (2015). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio e nos contextos curriculares no Ensino Superior. Atualmente trabalha no IFRJ campus Volta Redonda, onde atua como docente da licenciatura em Física e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de )
Renata Arruda Barros (Mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2007) e Doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, análise funcional.)
Discussões sobre o direito à igualdade entre homens e mulheres em todos os campos têm ganhado força atualmente. Existem recomendações para estabelecer esta discussão como tema a ser abordado na escola, ampliando a responsabilidade de contribuir na luta por igualdade entre os gêneros. Muitas vezes, os problemas dos livros e provas acabam, sem perceber, reproduzindo pensamentos que discriminam as mulheres. Por que é sempre a Mariazinha em problemas que falam de tarefas domésticas? Por que são sempre engenheiros e médicos e nunca engenheiras e médicas aparecendo nos livros?
...

Outros eventos em Tony Montana Tap Room

R. Vinte e Um-C, 24 - Tangerinal, Volta Redonda, 27262-330 R. Vinte e Um-C, 24 - Tangerinal, Volta Redonda, 27262-330
R. Vinte e Um-C, 24 - Tangerinal, Volta Redonda, 27262-330 R. Vinte e Um-C, 24 - Tangerinal, Volta Redonda, 27262-330
22 Mai
Volta Redonda
...

Ciência e o Sul Fluminense

Misc 22 Scientist in lab