...
Outros eventos em Campinas

Bar Lado B - 20 de maio - Ciência vs Desinformações

Eventos anteriores - 2019
20 Mai 19h00 às 21h30
Bar Lado B, Av. Albino J. B. de Oliveira, 1240 - Barão Geraldo,
Campinas-SP 13084-008

Políticas públicas baseadas em evidências

Natalia Pasternak Taschner (INSTITUTO QUESTÃO DE CIÊNCIAS) (Natalia é doutora em Microbiologia pela USP e presidente do Instituto Questão de Ciência. Ela mantem projetos de pesquisa nas áreas de ensino de microbiologia e políticas públicas em saúde.)
Políticas públicas baseadas em evidências científicas sólidas e comprovadas garantem o uso racional dos recursos públicos e protegem o bolso e a saúde da população. O Brasil não possui uma cultura voltada para o diálogo do legislador com a academia e a formulação de políticas públicas em geral não leva em conta os pareceres técnicos da comunidade científica. Natália Pasternak Taschner apresenta o Instituto Questão de Ciência, que busca prover a população e os governantes com informação de qualidade sobre ciência para embasar e fiscalizar políticas públicas.
...

Só a ciência salva. Da vergonha

Peter Schulz (UNICAMP) (Peter Schulz é professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. Além da física e cienciometria, ele se dedica à divulgação científica e a interdisciplinaridade. Atualmente, escreve a coluna “Ciência Assim Assado” para o Jornal da Unicamp.)
O físico Peter Schulz nos convida a discutir física nuclear e falar ao mesmo tempo sobre os problemas e as esperanças que a ciência mal divulgada provoca na sociedade. Quando em nome da ciência se faz política populista, o estrago pode ser enorme. Na conversa um caso surpresa será apresentado, vale apenas dizer (não é spoiler!) que a farsa acabou tendo um final científico e feliz.
...

Os perigos dos medicamentos desprovidos do "aval" da ciência

Silvia Brandalise (CENTRO INFANTIL BOLDRINI) (Silvia é médica oncologista e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Fundou o Centro Infantil Boldrini e o Grupo Brasileiro de Tratamento da Leucemia Linfóide Aguda da Infância, além de diversas sociedades científicas no Brasil e no exterior em oncologia pediátrica.)
O uso de medicamentos sem eficácia e sem segurança comprovadas ameaça a vida de portadores de câncer. A fosfoetanolamina, sem nenhuma evidência científica, foi usada para tratar pacientes com câncer no Brasil. Em estudos clínicos controlados, nenhum tipo de câncer respondeu ao tratamento. E, como ficaram as crianças com leucemia, que receberam o medicamento Leuginase de baixa eficácia? Estima-se que 80% delas tenham falecido da doença. De quem é a responsabilidade? Ministério da Saúde ou a ANVISA? Qual o papel das Universidades? A pesquisadora Silvia Brandalise nos convida a essa discussão.
...

Outros eventos em Bar Lado B

Av. Albino J. B. de Oliveira, 1240 - Barão Geraldo, Campinas-SP, 13084-008 Av. Albino J. B. de Oliveira, 1240 - Barão Geraldo, Campinas-SP, 13084-008
Av. Albino J. B. de Oliveira, 1240 - Barão Geraldo, Campinas-SP, 13084-008 Av. Albino J. B. de Oliveira, 1240 - Barão Geraldo, Campinas-SP, 13084-008