...
Outros eventos em Volta Redonda

A peleja Niterói x Campos ao som da Charanga

Eventos anteriores - 2021
17 mai. 20:00
https://www.youtube.com/user/uniteveuff, UniTevê UFF, Volta Redonda, RJ 27210000
A história da disputa Niterói x Campos dos Goytacases para ser a capital do Estado. Como isso influenciou o panorama esportivo da época. 

Em outubro de 1942, o servidor público e simpatizante do Clube de Regatas do Flamengo Jaime de Carvalho teve uma ideia que alterou definitivamente os padrões comportamentais do público que frequentava os estádios de futebol do Rio de Janeiro. Estava fundada a "Avante Flamengo", que viria a ser conhecida como Charanga, a primeira torcida organizada do Brasil.     Saiba mais sobre as ações de organização do coletivo de torcedores feitas por Jaime de Carvalho …

O esporte e a luta pela capitalidade do estado do Rio de Janeiro: Campos X Niterói

Victor Andrade de Melo (Apresentador)
Com o ato institucional de 1834, Niterói foi elevada à condição de cidade e tornou-se capital da Província do Rio de Janeiro. Tal decisão decepcionou outras lideranças políticas, especialmente as da Vila de São Salvador que, em 1835, tornara-se a cidade de Campos dos Goytacazes, mais poderosa economicamente em função de seu potencial agrícola. As lideranças de Campos sempre mantiveram o desejo de ter a cidade como capital. As lideranças de Niterói sempre lutaram para manter essa condição. Os conflitos desse “Fla x Flu” se fizeram sentir nas iniciativas do campo esportivo.

Eu vou pra ver a Charanga do Jaime tocar": trabalhadores, associativismo e as torcidas organizadas de futebol nos anos 1940

Renato Coutinho (Professor Adjunto de História UFF). (Debatedor)
Renato Coutinho (Professor Adjunto de História do Brasil Republicano da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa "Brasil Republicano - Pesquisadores em História Cultural e Política" (BR-PHCP). Em outubro de 1942, o servidor público e simpatizante do Flamengo Jaiyme de Carvalho teve uma ideia que alterou definitivamente os padrões comportamentais do público que frequentava os estádios de futebol do Rio de Janeiro. Acompanhado de quinze músicos que portavam instrumentos de sopro e rítmicos, Jaime de Carvalho levou uma bandeira com os dizeres "Avante Flamengo".
© contribuintes OpenStreetMap