...
Outros eventos em São José do Rio Preto

Calendário e quântica: quanta confusão!

Eventos anteriores - 2018
16 Mai 19h30 às 21h
Chico Barrigudo Av. Silvio Dela Roveri, 63 - Jardim Yolanda,
São José do Rio Preto - SP 15061-580
A mais de cem anos surgiu a necessidade de uma nova Física para explicar fenômenos atômicos, surgindo então a Mecânica Quântica. Sendo uma ciência nova, abre espaço para discursos enganosos e mal interpretados. Esta conversa visa expor alguns mitos e desmistificar outros! Já a segunda conversa serão apresentados elementos que contribuem para entender os três modelos de calendários e o que levou à transição de um ao outro, atentando-se ao calendário juliano, espinha dorsal do calendário adotado mundialmente nos dias atuais.
Chico Barrigudo -  São José do Rio Preto

Diga-me o dia, o mês e o ano…: desvendando o(s) calendário(s) romano(s)

Luis Augusto Schmidt Totti (Possui graduação em Bach. em Letras c/ Hab. de Tradutor (Francês/Port) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Membro de corpo editorial do Mosaico (São José do Rio Preto).)
Quando se fala em calendário romano, é importante ter em conta que o sistema de medição do ano, com sua subdivisão em períodos, não existiu sem importantes variações ao longo da história da Roma antiga. Nos primórdios, vigorou um calendário denominado primitivo; ainda no período inicial da história romana, na Monarquia, veio em substituição ao anterior o calendário de Numa Pompílio; mais de meio milênio depois, no final do período republicano, por determinação de Júlio César houve uma importante reformulação, que resultou naquele que ficou conhecido como calendário juliano.
...

Física Quântica: Quanta Confusão

Elso Drigo Filho (Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo, mestrado em Física pelo Instituto de Física Teórica e doutorado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Física Matemática e Biofísica, com ênfase em Biofísica Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: supersimetria, equação de Schrödinger, potenciais quânticos, DNA.)
A necessidade de uma nova Física para explicar os fenômenos atômicos, subatômicos e moleculares surgiu a mais de cem anos e resultou no desenvolvimento da Mecânica Quântica. Entretanto, a descrição da Natureza nesse nível ainda gera muita controversa, abrindo espaço para discursos enganosos e más interpretações. Essa conversa visa apresentar uma perspectiva da Mecânica Quântica alinhada com a Ciência Física, expondo alguns mitos e buscando uma compreensão geral da teoria sem a necessidade de mistificá-la.
...

Outros eventos em Chico Barrigudo

Av. Silvio Dela Roveri, 63 - Jardim Yolanda, São José do Rio Preto - SP, 15061-580 Av. Silvio Dela Roveri, 63 - Jardim Yolanda, São José do Rio Preto - SP, 15061-580
Av. Silvio Dela Roveri, 63 - Jardim Yolanda, São José do Rio Preto - SP, 15061-580 Av. Silvio Dela Roveri, 63 - Jardim Yolanda, São José do Rio Preto - SP, 15061-580