...
Outros eventos em Uberlândia

Comunicação não-violenta, investigação criminal e relações de consumo

Bar acessível a cadeirantes

Endereço: Av. Pres. Médici, 90 - Altamira, Uberlândia - MG, 38411-012

Site: https://www.alienada.com.br/
Eventos anteriores - 2019
22 Mai 19h- 21h30
Alienada Cervejaria,
No último dia do Pint, a professora Renata Scarabucci Janones discute as bases da comunicação não-violenta, enquanto o professor Dr. Rodrigo Alejandro Abarza Muñoz faz uso da química forense e mostra como conhecimentos de química e toxicologia auxiliam a compreender e investigar crimes variados. Já a professora Drª.  Sany Karla Machado discute se e em que medida as restrições de consumo alteram a relação do homem com os bens.  

Comunicação Não-Violenta na educação: mediando conflitos

Renata Scarabucci Janones (Graduação em Medicina na UFU; Residência Médica em Clínica Médica na UFU; Residência Médica em Dermatologia na USP Ribeirão Preto; Dermatologista Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia; Mestrado em Clínica Médica na USP Ribeirão Preto; Docente Magistério Superior na Universidade Federal de Uberlândia.)
A partir do relato de um episódio de violência vivenciado por ela e sua filha de 2 anos, Renata explica as bases da Comunicação Não-Violenta (CNV), proposta e sistematizada pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg. Ela fala dos quatros componentes da CNV ( 1-observar sem avaliar; 2- expressar sentimentos; 3- expressar necessidades; 4- fazer pedidos) e das duas partes que a compõem (1-expressar-se honestamente, e 2- receber com empatia). Mostra como a CNV tem sido utilizada em mais de 60 países do mundo na solução de conflitos.
...

A Química a serviço da investigação criminal

Rodrigo Alejandro Abarza Muñoz ( Doutor em Química/Professor Associado Instituto de Química da UFU)
Nesta palestra, o conceito de Química Forense será apresentado. Este reúne conhecimentos de química e toxicologia para auxiliar a compreender e investigar crimes variados. A importância de Química Forense na vida de todos será mostrada por meio de exemplos do cotidiano. As pesquisas em Química Forense feitas por diferentes pesquisadores no Instituto de Química em parceria com peritos da Policia Federal e Civil serão apresentadas e explicadas.
...

Cárcere e consumo

Sany Karla Machado (Doutora em Administração; Professora da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia)
Em que medida as restrições de consumo alteram a relação do homem com os bens? Uma pesquisa feita com detentas de duas penitenciárias tentou identificar alguns aspectos relacionados a essa questão. Os resultados levam a reflexões sobre apego material, significado dos objetos e, como não poderia deixar de acontecer, a considerações sobre a eficiência do sistema penitenciário clássico, no Brasil.
...