...
Outros eventos em Rio de Janeiro

Conservação de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção

Eventos anteriores - 2018
14 Mai 19h30
Jarbô Rua Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico ,
Rio de Janeiro 22460-000
Centenas de plantas raras do Cerrado brasileiro e da Mata Atlântica estão ameaçadas de extinção. A principal ameaça é a destruição dos ambientes em que estas espécies vivem através, por exemplo, da expansão da agricultura, de obras de infraestruturas, extração da madeira, entre outras. Será que podemos conciliar o crescimento do país com a preservação da natureza? Em uma iniciativa inédita, pesquisadores estão catalogando e avaliando o risco de extinção de todas as plantas do Brasil. Em nosso encontro você vai ouvir sobre as histórias das pessoas por trás dessa brava iniciativa.

Carlos Eduardo de Viveiros Grelle (Mestre em Ecologia pela UFMG e doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional/UFRJ. Professor associado do Departamento de Ecologia da UFRJ. Tem interesse em Macroecologia e Biologia da Conservação dos mamíferos neotropicais, e tem publicado artigos sobre estes assuntos em diversas revistas nacionais e internacionais. É um dos autores do capítulo Extinction of Species in the Tropics, na enciclopédia EOLSS da UNESCO. É membro titular da Comissão de Pós-graduação em Ecologia da UFRJ (PPGE-UFRJ)
Gustavo Martinelli (Doutor pela University of St. Andrews, UK. Pesquisador do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e coordenador do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Ponto focal do Brasil junto à Estratégia Global para Conservação de Plantas (GSPC/CDB). Docente do Programa de Pós-Graduação da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT/JBRJ) e professor credenciado da Open University, UK; membro do Conselho de Administração da SOS Mata Atlântica e do Brazilian Plant Red List Authority da IUCN)
Patricia da Rosa (Mestre em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT/JBRJ). Tem experiência nas áreas de Botânica, Educação e de Tratamento de Efluentes Industriais. É analista do Núcleo Lista Vermelha do CNCFlora/Jardim Botânico do Rio de Janeiro, participando dos processos de análise de dados e avaliação de risco de extinção da flora brasileira. Responsável por organizar e planejar as visitas aos herbários, as expedições a campo e pela coleta e determinação do material botânico.)

Outros eventos em Jarbô

Rua Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico , Rio de Janeiro, 22460-000 Rua Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico , Rio de Janeiro, 22460-000
Rua Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico , Rio de Janeiro, 22460-000 Rua Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico , Rio de Janeiro, 22460-000