...
Outros eventos em Uberlândia

Da mosca da banana à inteligência artificial, com trilha sonora sertaneja

Bar com localização acessível a qualquer usuário. Há espaço destinado a crianças. Não há restrição de idade para frequentar o local.

Av. Francisco Galassi, 1140- Mora da Colina
Eventos anteriores - 2019
21 Mai 19h- 21h30
Água Doce Cachaçaria, AV FRANCISCO GALASSI 1140 ,
Uberlândia 38411-120
No segundo dia de bate papo na Cachaçaria o professor Dr. Carlos Ueira-Vieira explica como que é possível manipular o DNA da mosca da fruta para produzir diferentes modelos de doenças humanas como Alzheimer, epilepsia, diabetes entre outras. Em seguida, o professor Dr. Márcio Bonesso, ao lado do quarteto de bolsistas do IFTM Campus Uberlândia, lança mão dos acordes da música sertaneja para mostrar a relação entre amor, sexualidade e violência na música sertaneja. Por fim, o professor Dr.  Raulcézar Maximiano Figueira Alves lança uma visão de futuro ao responder a pergunta: “Robótica e Inteligê...

Você é quase 70% mosca da banana e isso pode ajudar a sua saúde.

Carlos Ueira-Vieira (Doutor em Genética e Bioquímica/Professor do Instituto de Biotecnologia da Universidade Federal de Uberlândia.)
Nós conseguimos manipular o DNA da mosca para produzir diferentes modelos de doenças humanas como Alzheimer, epilepsia, diabetes entre outras. Hoje é possível sequenciar o genoma de um indivíduo (humano) que tenha alguma doença desconhecida, identificar por bioinformática o que está diferente no DNA e transferir por engenharia genética esse DNA “diferente” para uma mosca. Se essa mosca tiver o mesmo sintoma da doença, “eureca” provamos que essa variação no DNA é a causa dessa nova doença. Temos em mãos um organismo modelo totalmente novo para teste. Essa é a medicina translacional.
...

Entre tapas e beijos: amor, sexualidade e violência na música sertaneja

Márcio Bonesso (Doutor em Sociologia pelo PPGS/UFSCar; Professor de Sociologia do IFTM campus Uberlândia Centro)
Juntamente com Anna Júlia Machado Cruz, Eloah Leite Dalaglio, Luísa Freitas Oliveira, Maria Eduarda Pádua Porto – pesquisadoras bolsistas e alunas do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração do IFTM/Uberlândia Centro, o pesquisador Bonesso apresenta as interpretações sobre a sexualidade, a masculinidade e o feminismo na música sertaneja, destacando como foram propagadas “três ondas” de amor: o “amor patriarcal”, “amor romântico/apaixonado” e “amor líquido”.
...

Robótica & Inteligência Artificial poderão tomar meu emprego!?

Raulcézar Alves (Doutor em Inteligência Artificial; coordenador Divisão de Sistemas UFU, professor Faculdade Pitágoras e pós-doutorando da Faculdade de Engenharia Elétrica UFU.)
Para tentar responder esta pergunta serão abordados nesta palestra os seguintes tópicos: como funcionam e como são desenvolvidos os robôs de hoje, o que são algoritmos de IA e outros termos da atualidade como Machine Learning, exemplos de sucesso e fracasso dessas tecnologias, quais seus desafios e limitações, quais profissões podem ser ameaçadas e quais novas poderão surgir com seus avanços. Com o advento da Inteligência Artificial (IA), robôs começaram a ter capacidades autônomas para tomar decisões complexas e executar um grande número de tarefas antes realizadas somente por humanos.
...

Outros eventos em Água Doce Cachaçaria

AV FRANCISCO GALASSI 1140 , Uberlândia , 38411-120 AV FRANCISCO GALASSI 1140 , Uberlândia , 38411-120
AV FRANCISCO GALASSI 1140 , Uberlândia , 38411-120 AV FRANCISCO GALASSI 1140 , Uberlândia , 38411-120