...
Outros eventos em Niterói

Esportes, futebol e paixão

Eventos anteriores - 2019
22 Mai Das 19:00 às 21:30. Entrada gratuita.
Geraldinos , Av. Gavião Peixoto, 381 loja 101,
Niterói 24220-000

Futebol e comunicação

Marco Roxo (Professor Adjunto IV do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense . Foi chefe de departamento (2013-2014), vice-coordenador, coordenador do Programa de Pós Graduação (PPGCOM/UFF) e editor das revistas Compolítica e Contracampo (Qualis B1). É presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Comunicação (Compós). Seu projeto de pesquisa tem como centro a questão da autoridade jornalística e o seu papel na mediação da experiência esportiva e na enunciação d)
O objetivo é discutir o impacto destas estratégias no uso adequado do tempo e no crescimento dos programas jornalísticos sobre esporte na grade televisiva e na criação dos canais esportivos por assinatura
...

Do críquete ao futebol: Niterói e os primórdios do velho esporte bretão

Victor Andrade de Melo (É professor da UFRJ, onde atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e História Comparada. Autor de vários livros sobre a história do esporte, é coordenador do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer. Tem a felicidade e o bom gosto de ser flamenguista)
Em 1897, alguns líderes da colônia britânica já envolvidos com a direção de clubes de críquete – organizados no Rio de Janeiro – fundaram em Niterói uma nova agremiação, o Rio Cricket and Athletic Association (foto de 1901), que se tornou um importante espaço da vida social e esportiva da Cidade Sorriso. Poucos que passam por aquele belo verde gramado, que ainda hoje existe no mesmo lugar de fundação, sabem que por ali houve importantes momentos do esporte nacional, entre os quais alguns dos pioneiros jogos de futebol.
...

Flamengo é puro amor:as representações da identidade flamenga através das crônicas de José Lins do Rego (1945-1957)

Renato Coutinho (Professor Adjunto de História do Brasil Republicano da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa "Brasil Republicano - Pesquisadores em História Cultural e Política" (BR-PHCP). Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2013); mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008); graduado em História (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Federal Fluminense (2004). Foi professor de História do Brasil Colonial, H)
O Clube de Regatas do Flamengo preserva até os dias atuais o título de agremiação esportiva mais popular do Brasil. Porém, nem sempre a instituição esteve associada aos símbolos da popularidade e da nacionalidade. Nas primeiras décadas do século XX, o clube da zona sul do Rio de Janeiro representava os valores de uma sociedade excludente e racista. Apenas nos 1930, quando a instituição passou por uma ampla reconstrução administrativa, a identidade flamenga se associou aos discursos da miscigenação racial e da integração nacional, elementos centrais na aproximação do clube ao projeto nacional.
...

Outros eventos em Geraldinos

Av. Gavião Peixoto, 381 loja 101, Niterói, 24220-000 Av. Gavião Peixoto, 381 loja 101, Niterói, 24220-000
Av. Gavião Peixoto, 381 loja 101, Niterói, 24220-000 Av. Gavião Peixoto, 381 loja 101, Niterói, 24220-000