...
Outros eventos em Santos

Esse mar também é nosso!

Eventos anteriores - 2019
21 mai 19:30
La Bell Music & Bar, Rua Dr. Tolentino Filgueiras, 71 - Gonzaga, Santos - SP, ,
Santos 11060-471
O Pint of Science Santos 2019 trará ciência em doses! A partir de falas curtas sobre suas pesquisas e ações, vamos discutir temas centrais e queremos ouvir você!

Já cantava Nando Reis: “quando a gente fica em frente ao mar, a gente se sente melhor”. O mar nos traz alegrias, bem estar e riquezas que nem imaginamos. E nós, como cuidamos do nosso mar? Esse bate papo com pesquisadores de diferentes áreas das ciências do mar vai nos trazer uma visão do uso, da conservação, da poluição a partir dos aspectos sociais, biológicos e químicos. E você? Qual a sua relação com o mar?

Unidades de Conservação Marinhas: Solução para todos os problemas dos oceanos?

Fabio Motta (biólogo, doutor em Zoologia pela Unesp de Rio Claro e professor do Instituto do Mar da Unifesp. A trajetória profissional do Fabio é marcada pela participação em diversos projetos de pesquisa e conservação marinha, incluindo iniciativas de extensão comunitária e ciência colaborativa. Trabalhou durante 7 anos em ONGs ambientalistas e desde 2014 se impôs o desafio de estruturar um programa de ciência aplicada à gestão das unidades de conservação marinha do Estado de São Paulo. )
Os oceanos fornecem benefícios fundamentais ao bem-estar humano. Apesar disso, os mares encontram-se sob forte ameaça devido a crescente urbanização costeira e exploração desordenada de recursos. As áreas marinhas protegidas ou unidades de conservação (terminologia adotada no Brasil), que são os parques, reservas e estações ecológicas, estão entre as estratégias mais efetivas para se evitar a sub-oferta dos benefícios gerados pelos oceanos. Como andam as unidades de conservação marinhas do Estado de São Paulo? Elas têm alcançado os objetivos para os quais foram criadas?
...

A beleza química do mar

Wagner Vilegas (mestre e doutor em Química e professor titular da UNESP. Há mais de 30 anos investiga plantas brasileiras e estrangeiras e recentemente investiga também o isolamento e a identificação de moléculas provenientes do ecossistema marinho. Trabalha em colaboração com biólogos, farmacólogos, médicos e farmacêuticos em redes interdisciplinares nacionais e internacionais. )
O mar é um enorme laboratório! Ele e tudo o que ele contém são fontes de muitas substâncias que podem ser úteis para o homem: alimentos, corantes, medicamentos, cosméticos, etc.
Mas será que nós aproveitamos racionalmente esses recursos? O que podemos fazer para melhorar isso?
...

Poluição marinha: muito além dos canudinhos

Rodrigo Brasil Choueri (ecólogo, mestre em Ecologia, em Gestão Costeira, e doutor em Ciências do Mar. Estuda poluição marinha a pelo menos 15 anos. Professor do Departamento de Ciências do Mar da UNIFESP, os conteúdos que leciona passeiam - claro - por Poluição Marinha e Ecologia, mas também por Gestão Ecossistêmica e Filosofia da Ciência.)
A poluição está alterando irreversivelmente os ecossistemas marinhos. A sociedade dá sinais de que está sensibilizada e move esforços para enfrentar o problema. Mas, lamentavelmente, os impactos só têm aumentado. Onde estamos errando? Aqui vai uma ideia: mais do que banir canudinhos, é preciso uma nova consciência, a partir de uma nova ciência.
...

Mediação

Marco Santana (Editor no Jornal da Orla (Santos))
Marco Santana será o mediador desta noite, integrando os conhecimentos e promovendo a interação com os participantes a partir de sua experiência como editor no Jornal da Orla (Santos).

Outros eventos em La Bell Music & Bar

Rua Dr. Tolentino Filgueiras, 71 - Gonzaga, Santos - SP, , Santos, 11060-471, Brasil Rua Dr. Tolentino Filgueiras, 71 - Gonzaga, Santos - SP, , Santos, 11060-471, Brasil
Rua Dr. Tolentino Filgueiras, 71 - Gonzaga, Santos - SP, , Santos, 11060-471, Brasil Rua Dr. Tolentino Filgueiras, 71 - Gonzaga, Santos - SP, , Santos, 11060-471, Brasil