...
Outros eventos em Niterói

Tecnologia e redes sociais: para onde estamos indo?

Eventos anteriores - 2019
22 Mai Das 19:00 às 21:30. Entrada gratuita.
Tio Cotó , R. Alexandre Moura, 3 - São Domingos, Niterói ,
Niterói 24210-200
A tecnologias de comunicações e as redes sociais se tornaram importantes ferramentas de divulgação de notícias e informações. Mas isso não garante a qualidade e a veracidade das informações. Qual o impacto disso para o conhecimento e nossas tomadas de decisões?

O que podemos aprender com os terraplanistas? Das Fake News às Fake Sciences da era digital

Thaiane Oliveira (Doutora em Comunicação Social e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Fórum de Periódicos e Comunicação Científica, da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, da Universidade Federal Fluminense (FOCO-Proppi/UFF). Coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Pesquisa Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação, que abriga o "Núcleo de Estudos Estratégicos de Circulação e Políticas Científicas" e o Laboratório em Experi)
Convencer as pessoas de que a Terra é plana, por mais descabida a ideia que possa parecer, se tornou uma das grandes preocupações dos cientistas de hoje. Campanhas anti-vacina, revisão da História, da Geografia, são fenômenos que dizem respeito a uma disputa sobre a informação científica, mas que não se limitam apenas aos muros da universidade. A desinformação sobre a ciência vai muito além de uma dificuldade dos cientistas em se comunicar. É um campo de disputa complexo que não podemos ignorar - e se olharmos bem a fundo, pode nos dizer muita coisa sobre a crise "da verdade" que vivemos hoje
...

A ciência, o cientista e as mídias sociais

Fábio Gouveia (Fábio Castro Gouveia é Mestre em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ (1998), e o Doutor em Ciências (Educação, Gestão e Difusão em Biociências) pela UFRJ (2007). Atualmente é Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Atua na área Ciência da Informação com ênfase em Estudos Métricos da Informação (Cientometria, Webometria e Altmetria), Data Science e Tecnologia Blockchain, e na área de Divulgação Científica e Comunicação em Saúde, com ênfase em Museus e Centros de Ciência, Internet, Multimídias )
Como a ciência tem circulado nas mídias sociais? Essa palestra buscará discutir os assuntos atuais sobre o uso de sites de redes sociais pelos cientistas
...

Humanidades e Tecnologia: avançando fronteiras?

Adriene Tacla (Adriene Baron Tacla é historiadora e arqueóloga, com graduação e mestrado em História pela UFRJ e doutorado em Arqueologia pela Universidade de Oxford. É professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFF, onde leciona história antiga e arqueologia e atua como pesquisadora do Núcleo de Estudos de Imagens e Representações da Antiguidade (NEREIDA), trabalhando com cultura material, colonizações antigas, sociedades celtas antigas e patrimônio digital. Seu maior interesse é)
Humanidades e Ciências Exatas? Para o público em geral essa é uma possibilidade que nãoocorre. Para muitos, não apenas é uma contradição, mas o fim das humanidades como a conhecemos. Será? Tecnologia está em tudo o que hoje fazemos. Cada vez mais nos damos conta que não há uma partilha entre o “digital” e o “real” no nosso cotidiano e nos apercebemos que os ambientes, as mídias e as tecnologias digitais fazem parte da nossa vida.
Essa fala visa apresentar as humanidades digitais ao público local, explicando o que se faz hoje nesse campo e em que perspectivas trabalhamos.
...

Outros eventos em Tio Cotó

R. Alexandre Moura, 3 - São Domingos, Niterói , Niterói, 24210-200 R. Alexandre Moura, 3 - São Domingos, Niterói , Niterói, 24210-200
R. Alexandre Moura, 3 - São Domingos, Niterói , Niterói, 24210-200 R. Alexandre Moura, 3 - São Domingos, Niterói , Niterói, 24210-200