...
Outros eventos em Uberlândia

Oxigênio, reaproveitamento do lixo e estéticas negras a partir da Violência.

Bar com localização acessível a qualquer usuário. Há espaço destinado a crianças. Não há restrição de idade para frequentar o local.

Av. Francisco Galassi, 1140- Mora da Colina
Eventos anteriores - 2019
22 Mai 19h- 21h30
Água Doce Cachaçaria, AV FRANCISCO GALASSI 1140 ,
Uberlândia 38411-120
No terceiro dia de palestras na Cachaçaria, o professor doutor Foued Salmen Espindola traz para o bar uma discussão sobre os aspectos positivos e negativos do oxigênio, que é a base para a vida, mas envolve processos que podem causar danos ao ser humano. Já o professor doutor Solidônio Rodrigues de Carvalho aborda o aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos. O professor Dickson Duarte Pires, doutorando Educação, por sua vez, traz para a mesa um papo sobre o corpo como materialidade de diferentes discursos estéticos, sociais e políticos, a partir da análise das violências produzidas...

Corpos Aparthados - Estéticas Negras a partir da Violência

Dickson Duarte Pires (doutorando Educação FACED/UFU - Professor de Arte IFTM - Uberlândia Centro)
A partir de análises epistemológicas e etnográficas, a proposta é investigar o corpo como materialidade de diferentes discursos estéticos, sociais e políticos. Com base nos estudos de doutoramento em arte e educação, o tema se desenvolve a partir da análise das violências produzidas nos corpos negros nos regimes de colonização no Brasil e na África do Sul.
...

Oxigênio, heroi e vilão. Antioxidantes e ERON!

Foued Salmen Espindola (Doutor em Bioquímica/ Professor Titular do Instituto de Biotecnologia/ Universidade Federal de Uberlândia)
Se pensarmos numa dinâmica do nosso estilo e qualidade de vida, do nosso estado de saúde e doença, e do nosso envelhecimento, podemos de forma simples visualizar uma balança entre antioxidantes e pró-oxidantes. Se o pêndulo da balança pesa muito para os pró-oxidantes gera o estresse oxidativo e nitrosativo, que danifica as células e os tecidos do nosso corpo. E isto está na base de muitas doenças, incluindo diabetes, cancer e doença de Alzheimer e nosso próprio envelhecimento. Por outro lado, a produção localizada de ERON participa como sinalização redox para vários processos celulares.
...

Aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos (Lixo)

Solidônio Rodrigues de Carvalho (Pós-doutor em Engenharia Mecânica, Professor Associado III da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEMEC) da UFU )
Esta apresentação trata da gaseificação de resíduos oriundos de coleta urbana diária, lixão e até mesmo de aterro sanitário. A prática consiste na termodegradação do lixo, de forma a extrair seus subprodutos, ou seja, gases combustíveis para a produção de energia elétrica. Testes experimentais foram realizados e confirmaram a viabilidade da técnica. De modo geral, concluiu-se que há potencial energético em materiais oriundos de resíduos sólidos urbanos e que o processo de gaseificação minimiza os impactos ambientais causados pelo lixo e contribui para a geração de energia.
...

Outros eventos em Água Doce Cachaçaria

AV FRANCISCO GALASSI 1140 , Uberlândia , 38411-120 AV FRANCISCO GALASSI 1140 , Uberlândia , 38411-120
AV FRANCISCO GALASSI 1140 , Uberlândia , 38411-120 AV FRANCISCO GALASSI 1140 , Uberlândia , 38411-120