...
Outros eventos em Campos dos Goytacazes

Rochas Microbiais: da origem da Terra a reservatórios de petróleo e o Pré-Sal

Eventos anteriores - 2021
18 mai. 19h
Online, {address}, Online, {state} {postcode}
Rochas formadas pela atividade metabólica de microorganismos, os microbialitos existem desde a formação do planeta e representam a primeira evidência de vida conhecida, mas vêm se tornando raros no registro geológico. Eles são importantes para a reconstrução ecológica de ambientes marinhos e terrestres e de condições climáticas passadas, além de constituírem reservas de hidrocarbonetos, como o Pré-Sal. Neste bate-papo, você vai entender o que são essas rochas, sua relação com a irradiação da vida complexa e a relevância para a sociedade. Assista: youtube.com/watch?v=2hLxT_GBE_o

Taís Suelen Viana

Mestre em Toxicologia pelo Programa de Toxicologia da FCFRP-USP, realiza pesquisas na área de toxicologia ambiental, especialmente em ecotoxicologia de efluentes de empresas petrolíferas (água produzida) sobre organismos aquáticos (zebrafish, Daphnia similis, Daphnia magna, Chironomus riparius, Vibrio fisher e Dugesia tigrina). Realizou estágio internacional na Universidade de Aveiro de Portugal e tem experiência na área de Engenharia Ambiental e Sanitária.

José Alexandre de Jesus Perinotto

Professor titular do Departamento de Geologia do IGCE-Unesp Rio Claro. Graduado em Geologia pela Unesp, tem mestrado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela USP, doutorado em Geologia Regional e livre-docência em Análise Estratigráfica pela Unesp. Suas pesquisas têm ênfase em Análise de Bacias Sedimentares, Estratigrafia, Sedimentologia Siliciclástica, Mapeamento Geológico e em Geoconservação e Geoturismo, atuando principalmente na Bacia do Paraná.

Lucas Veríssimo Warren

Docente na área de sedimentologia no IGCE-Unesp Rio Claro. Possui graduação em Geologia, mestrado em Geociências (Geologia Sedimentar) e doutorado em sedimentologia e estratigrafia pela USP. Atua principalmente na área de análise de bacias sedimentares com ênfase em análise de fácies e sedimentologia, estratigrafia de sequências e paleontologia sistemática e tafonômica. Lucas atualmente é Primeiro Secretário da Ediacaran Subcomission (Unesco).