...
Outros eventos em Uberlândia

Teatro e criança, tensões na aprendizagem e modelagem da natureza

Bar acessível a cadeirantes

Endereço: Av. Pres. Médici, 90 - Altamira, Uberlândia - MG, 38411-012

Site: https://www.alienada.com.br/
Eventos anteriores - 2019
21 Mai 19h- 21h30
Alienada Cervejaria,
No segundo dia de conversa de boteco na  Alienada Cervejaria, a professora Drª. Mariene Hundertmarck Perobelli  fala sobre o vínculo entre adultos e crianças a partir de linguagens artísticas. A professora Drª. Valeska Virgínia Soares Souza aborda a integração de premissas de gamificação e de jogos, no intuito de propiciar engajamento de alunos durante as aulas. O professor Dr. Aristeu da Silveira Neto explica os conceitos e processos em torno da modelagem e simulação da natureza.

Modelagem e simulação da natureza

Aristeu da Silveira Neto (Doutor em Engenharia/Professor titular/UFU-FEMEC-MFLab)
A modelagem é uma ferramenta que muito auxilia na compreensão e pode ser feita de diferentes formas. Entre elas, pode-se destacar a modelagem física, a modelagem material e a modelagem matemática. Com as modelagens nos habilitamos a simular a natureza, compreendendo seus encantos e nos habilitando a aplicar os conhecimentos para se propor soluções a problemas sociais. Na apresentação serão abordadas essas três linhas de modelagem (física, material e matemática). Serão apresentados exemplos de modelagem e as consequências advindas.
...

Teatro, criança e ancestralidade: o que pode esse entrelaçamento?

Mariene Hundertmarck Perobelli (Doutora/Professora adjunta do Curso de Teatro - Universidade Federal de Uberlândia)
Recentes pesquisas no campo da ciência da infância revelam o impacto da presença ou ausência de vínculo no começo da vida para toda a existência humana. Busco portanto, nesta comunicação, desvelar caminhos capazes de tecer vínculos profundos entre adultos e crianças no mundo. Apresento as diversas linguagens artísticas que venho produzindo com o objetivo de difundir e ampliar o acesso para pais, mães e educadores de conteúdos e abordagens baseados em evidências científicas sobre a acolhida da criança no mundo. O que pode o entrelaçamento do teatro com a criança e a ancestralidade?
...

Jogo limpo na educação: tensões, incertezas e aprendizagem!

Valeska Virgínia Soares Souza (Pós-doutora em Estudos Linguísticos; Instituto de Letras e Linguística – Universidade Federal de Uberlândia)
Nesta apresentação, narro e componho sentidos de minha experiência docente, norteada pelo uso de jogos digitais e não digitais e permeada de tensões, de incertezas e de aprendizagem. Sigo os pressupostos da Pesquisa Narrativa segundo Clandinin e Connelly (2000).Busquei subsídios teóricos acerca de currículo e de jogos para compor sentidos das tensões ao negociar o currículo que estava construindo na paisagem de conhecimento profissional, analisando como algumas práticas docentes adotadas foram contra ao que interpreto como jogo limpo na educação e lanço um novo olhar ao conceito de competição.
...