...
Outros eventos em São Carlos

Algo-ritmos: o forró da matemática

Livre para todas as idades. Acesso sem escadas.
Eventos anteriores - 2024
13 mai. Início às 18 horas com apresentação musical (Sons Vítreos). O bate-papo começa às 19 horas
com término previsto para as 20h30. Quando terá início o próximo bate-papo.
Praça XV de Novembro, Rua 15 de Novembro, São Carlos, São Paulo 13560-241
Vamos viajar no tempo, e conhecer como teorias matemáticas com origem na descrição de átomos podem nos ajudar a entender desde amarração de cadarços até computação quântica. Aproveitando o espírito festivo do Pint of Science, vamos emaranhar e desemaranhar cordas ao som de um forró, aprendendo a criar algoritmos para desatá-los, mostrando que a matemática pode ser uma dança do pensamento, repleta de beleza e de aplicações.

Ali Tahzibi

Possui graduação em matemática pela Sharif University of Technology, do Irã, e doutorado em matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Atualmente é professor do ICMC/USP. Tem experiência na área de matemática, com ênfase em sistemas dinâmicos e teoria ergódica, atuando principalmente nos seguintes temas: medidas SRB, entropia, estabilidade ergódica, sistemas parcialmente hiperbólicos e regularidade de folheações invariantes. Foi primeiro secretário da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Matemática do ICMC. Foi eleito como associado sênior do the Centro Internacional de Física Teórica Abdus Salam (ICTP).
...

Guilherme Silva

Graduou-se em matemática pela UNESP/São José do Rio Preto, onde também obteve título de mestre. Fez doutorado na KU Leuven, na Bélgica. Foi Postdoctoral Assistant Professor na University of Michigan, e também Jovem Pesquisador FAPESP. Atualmente, é professor no ICMC/USP. Além disso, foi pesquisador convidado em diversas instituições e programas e, mais recentemente, na Fudan University (China), Centre de Recherches Mathematiqués (ICMAT, Espanha) e Université Angers (França). Além do fascínio pela matemática, nas horas vagas cultiva suas paixões pela pesca esportiva, por jogar futebol e por fazer churrasco.
...

Julia Jaccoud

É conhecida como a Matemaníaca, tem 29 anos, e nasceu em São Bernardo. Já morou em São Paulo; em Helsinki, na Finlândia; no Rio de Janeiro e, atualmente, em São Carlos. É uma habitante do mundo. Coleciona sonhos, histórias e desafios matemáticos. Divide o seu tempo entre ser mestranda em matemática no ICMC/USP e criadora de conteúdo para as redes sociais, a fim de popularizar essa ciência. Segue motivada em apresentar a matemática de maneira atrativa, por meio de questionamentos, jogos e desafios. O que a move é a vontade de desmistificar essa área que assombra muitos e de viabilizar que pessoas do mundo inteiro permitam-se apaixonar por essa arte do pensar. É formada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP). Foi professora de 2018 até 2022 na Roda de Matemática.
...
© contribuintes OpenStreetMap

Outros eventos em Praça XV de Novembro

2024-05-15 Além de miçangas, o que faz o povo das ciências humanas? Praça XV de Novembro Rua 15 de Novembro, São Carlos, São Paulo 13560-241, Brasil
2024-05-14 Conflitos na paisagem: enchentes & outros desafios Praça XV de Novembro Rua 15 de Novembro, São Carlos, São Paulo 13560-241, Brasil