© Pint of Science, 2025. Todos os direitos reservados.
Cada vez mais exigida para invenções, variabilidade e resoluções de problemas nas profissões e nas rotinas das pessoas, a criatividade vem sendo alvo de estudos. Mas afinal de contas, o que é criatividade? Como é estudada? É um fator inato? Como os animais podem nos ajudar a entender essa qualidade tão desejável nos dias de hoje? Apesar de ser comumente atribuída a origem inata ou qualidades intrínsecas de um indivíduo, há fatores ambientais envolvidos na criatividade e esses fatores vêm sendo usados nos estudos do tema em trabalhos realizados com alguns animais, como pombos e macacos.
Hernando Borges Neves Filho
Psicólogo e cientista comportamental, dedicou-se a iniciações científicas, mestrado, doutorado, e dois pós-doutorados estudando a criatividade em modelos animais com macacos-prego, ratos, pombos, corvos da Nova Caledônia, tartarugas e também humanos. Também estuda as interfaces entre comportamento e tecnologia, em especial a interface entre Análise do Comportamento e Game Design, o que é uma justificativa científica, plausível e válida para jogar Megaman e outros jogos 8 bits com seus alun@s em horário de trabalho.
Ana Paula Vidotto Magnoni
Sou uma curiosa sobre animais e bióloga de nascença (e depois de formação). Fiz mestrado e doutorado em Zoologia e me encontrei na área de comportamento animal de mamíferos, em especial dos primatas. Sou uma professora e pesquisadora apaixonada pela profissão e entendo a importância da divulgação de informações que aproximem e sensibilizam as pessoas sobre a vida dos animais silvestres.
© contribuintes OpenStreetMap