© Pint of Science, 2025. Todos os direitos reservados.
Se a crise climática fosse um programa de fidelidade, quem estaria ganhando os pontos? Chega mais para falarmos sobre emergência climática, desigualdades ambientais e os impactos que já estão batendo à nossa porta. Venha tomar uma com a gente e descobrir quem está lucrando com a crise... e quem está pagando a conta.
Os impactos da emergência climática na produção agropecuária brasileira: desafios e soluções
Mauro Januário
(UENP - CLM)
Pretendo discorrer sobre como as mudanças climáticas afetam a agropecuária brasileira. Depois de uma visão geral da problemática mundial das alterações do clima, devido às ações exploratórias no meio ambiente, creio que seja interessante abordar as consequências no Brasil. Para evitar uma angústia dos ouvintes, é bom indicar algumas soluções, que estão sendo colocadas em prática, para enfrentar esse enorme desafio da humanidade na pós-modernidade.

Planeta quente, Futuro incerto: o que nós temos a ver com isso?
Louizi de Souza Magalhães Braghin
(http://lattes.cnpq.br/0100474593362873)
Bora bater um lero sobre o histórico, causas e consequências gerais das Mudanças climáticas, uma emergência ambiental que seus avós jamais viram antes.

Os Custos Sociais da Mudança Climática: Vulnerabilidades, Desigualdades e Adaptação
Tatiane Montovano
(http://lattes.cnpq.br/2258560947873253)
As mudanças climáticas geram impactos desiguais, afetando mais intensamente populações vulneráveis. Enchentes, secas e elevação do nível do mar ampliam desigualdades sociais e econômicas, exigindo ações urgentes de adaptação. Este tema destaca os custos sociais da crise climática e a importância de políticas públicas que promovam justiça ambiental e inclusão, garantindo resiliência para os grupos mais afetados.

© contribuintes OpenStreetMap