...
Outros eventos em São Carlos

Conflitos na paisagem: enchentes & outros desafios

Livre para todas as idades. Acesso sem escadas.
Eventos anteriores - 2024
14 mai. Início às 18 horas com apresentação musical (Coral da USP São Carlos). O bate-papo começa às 20:30
com término previsto para as 22h. É precedido por outro bate-papo às 19h.
Praça XV de Novembro, Rua 15 de Novembro, São Carlos, São Paulo 13560-241
No Brasil, aproximadamente 90% da população vive nas cidades. Será, então, que
muitos problemas decorrem do fato de que isso não foi planejado? Não se engane: muitos processos de planejamento foram e são realizados. Mas será que a ciência pode nos ajudar a encontrar soluções para os desafios urbanos, tais como as enchentes? Nesse bate-papo, você conhecerá estratégias de planejamento da paisagem, tais como as sobreposições cartográficas, que possibilitam às cidades criarem soluções integradas, ajudando a população a se reconciliar com a natureza e seus fluxos em novas e memoráveis paisagens.

Luciana Martins Schenk

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP e em Filosofia pela FFLCH/USP, é docente da graduação e pós-graduação no IAU/USP. Mestre e doutora pela USP, é líder do Grupo de Pesquisa YBY - Estudos Fundiários, Políticas Urbanas, Produção do Espaço e da Paisagem. É, ainda, uma das coordenadoras do grupo de trabalho de planejamento dos parques urbanos de São Carlos e colaboradora da Rede QUAPÁ-SEL, Quadro do Paisagismo no Brasil. Foi presidente nacional da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) de 2018 a 2020. Suas investigações se ligam à possibilidade de planejar com a paisagem, em suas dimensões físicas, socioculturais, estéticas e políticas.
...

José Galizia Tundisi

Especialista em ecologia e limnologia com ênfase em gerenciamento e recuperação de ecossistemas aquáticos, é Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos. Bacharel em história natural pela USP, mestre em oceanografia pela Universidade de Southampton e doutor em ciências biológicas (botânica) pela USP. É internacionalmente reconhecido na área de gestão de recursos hídricos e, por conta disso, ajudou a Espanha a enfrentar a maior seca já vivida no país. No caso brasileiro, acredita que é preciso diminuir muito a demanda, melhorar a governança, investir em programas de saneamento e de reuso. Além de compor o quadro de membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC), faz parte da equipe do Instituto Internacional de Ecologia (ECI, na sigla em inglês), da Alemanha.Dentre os prêmios e medalhas que já recebeu, destacam-se as condecorações Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (1994), entregue pela Presidência da República, e a Comenda Rio Branco (1996), concedida pelo Ministério das Relações Exteriores.
...
© contribuintes OpenStreetMap

Outros eventos em Praça XV de Novembro

2024-05-13 Algo-ritmos: o forró da matemática Praça XV de Novembro Rua 15 de Novembro, São Carlos, São Paulo 13560-241, Brasil
2024-05-15 Se a inteligência artificial pode pensar e criar, ela vai me substituir e acabar com os empregos? Praça XV de Novembro Rua 15 de Novembro, São Carlos, São Paulo 13560-241, Brasil