...
Outros eventos em Volta Redonda

Desinformação, pós-verdade e fake sciences

Eventos anteriores - 2021
17 mai. 18:00
https://www.youtube.com/user/uniteveuff, UniTevê UFF, Volta Redonda, RJ 27210000
Sabe aquele seu tio do Zap que passa o dia recebendo mensagens e acha que há uma grande conspiração global das indústrias farmacêuticas que fazem lobby com cientistas para não liberarem tratamentos para doenças?  Nós vamos debater um pouco porque as pessoas acreditam em fake sciences e  a disputa de sentido de desinformação científica em diferentes esferas.

Fake Science e desinformação científica em tempos de crise

Thaiane Oliveira (Doutora em Comunicação Social e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. )
Sabe aquela sua tia, que mesmo você falando quinhentas vezes que não existe comprovação científica de que uma determinada medicação muito aclamada por lideranças políticas, continua a acreditar nas informações que circulam no Whatsapp? E aquele seu primo que passa o dia assistindo vídeo no YouTube e acha que há uma grande conspiração global das indústrias farmacêuticas que fazem lobby com cientistas para não liberarem tratamentos para doenças? Nós vamos debater um pouco porque as pessoas acreditam em fake science.

O jogo da ciência, trapaceiros e “bicões”.

Kenneth Rochel de Camargo Jr ((Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e editor do American Journal of Public Health))
A atividade dos cientistas pode ser comparada a um jogo, que visa a solução de enigmas para produzir novo conhecimento. Esse jogo tem regras próprias e requer um certo treino para jogar, e a compreensão das regras também é necessária para os “torcedores” que querem acompanhar o jogo.

Fake News e Pós-Verdade: aspectos sócio-jurídicos

As plataformas digitais de relacionamento e de mídias sociais tornaram horizontais as dinâmicas de comunicação social. Hoje, todos somos destinatários e autores de nossas próprias verdades, nossos fatos e nossas histórias. As estruturas institucionais, como os grandes meios de comunicação, o saber científico, os especialistas nos mais variados assuntos, lutam por reafirmar a sua legitimidade em um mundo novo, o da arena digital. A construção de "verdades próprias".
© contribuintes OpenStreetMap