© Pint of Science, 2025. Todos os direitos reservados.
Um brinde à ciência que salva florestas! Nesta mesa, vamos falar sobre a ecologia do fogo e incêndios florestais: quando o fogo é necessário e quando ele é prejudicial ao ecossistema? Por que incêndios florestais acontecem, como preveni-los e como ele pode afetar a sua vida? Pegue sua cerveja e venha descobrir como a ciência pode manejar esse incêndio!


Efeito do fogo em solos tropicais
Paulo Angelo Fachin
(Professor e Chefe do Departamento de Geografia da UERJ, Cabo Frio)
O fogo exerce papel crucial na dinâmica dos solos, afetando processos pedogenéticos, erosão e erodibilidade em ambientes tropicais. Em ecossistemas como florestas úmidas e savanas, o aumento de queimadas intensifica a necessidade de compreender seus impactos. Esta palestra apresentará conceitos teóricos e resultados de pesquisas recentes sobre os efeitos do fogo em diferentes solos tropicais do Brasil, contribuindo para o entendimento das implicações ambientais e o manejo sustentável desses ecossistemas.

Crônicas de um incêndio anunciado e convenientemente explicado
Renata Libonati
(Professora do Departamento de Meteorologia da UFRJ e Coordenadora do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA))
Por que os chamados megaincêndios se tornaram tão comuns nas últimas décadas? A ciência tem uma provável resposta: mudanças climáticas e alterações na cobertura do solo, somadas a uma contribuição humana igualmente não desprezível.

Fogo como expressão do território e seu uso nas relações de poder
Bruno Soares Lintomen
(Analista Ambiental do Parque Nacional da Tijuca – ICMBIO e Mestre em Geografia pela UFF)
A palestra vai abordar o fogo e os incêndios florestais como expressão do território e suas relações de poder em um contexto de mudanças climáticas. Nesse recorte, dois são os caminhos para serem analisados. Um é a expansão do agronegócio e o fogo como ferramenta de destruição de paisagens para abertura de áreas agrícolas. E o outro é o uso cultural do fogo pelas comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas como ferramenta necessária ao seus modos de vida e como entender essa relação nas unidades de conservação.

© contribuintes OpenStreetMap
Outros eventos em Bobô Bar
2025-05-21
Dinheiro na Mesa: Planeje Hoje, Brinde Amanhã
Bobô Bar
R. Manuela Barbosa, 45 - Méier, Rio de Janeiro, RJ 20735-110, Brasil
2025-05-20
Joga no ralo e esquece? A natureza não perdoa o que a gente descarta
Bobô Bar
R. Manuela Barbosa, 45 - Méier, Rio de Janeiro, RJ 20735-110, Brasil