© Pint of Science, 2024. All rights reserved.
Junte-se a nós para uma discussão reveladora sobre a inequidade de gênero nas ciências matemáticas. Vamos analisar as barreiras, celebrar as conquistas e buscar soluções para um campo mais inclusivo e diversificado. Matemática é para todes!
![FAPERJ](/assets/Sponsors-Subsite-13/logo_faperj_cor__ScaleHeightWzEwMF0.jpg)
![Three Monkeys House](/assets/Sponsors-Subsite-13/Three_Monkeys__ScaleHeightWzEwMF0.png)
![Universidade Federal do Rio de Janeiro](/assets/Sponsors-Subsite-13/ufrj-vertical-cor-rgb-completa-telas__ScaleHeightWzEwMF0.png)
Mulheres em corpo político ressignificando as equações do conhecimento
Jéssica Maria Oliveira de Luna
(Professora da Secretária de Educação de Duque de Caxias)
A interseção entre gênero, política e ciência na Educação Matemática é um campo fascinante que desafia as noções tradicionais de quem tem autoridade para produzir e legitimar conhecimento matemático. Historicamente, a ciência e a matemática foram dominadas por uma perspectiva masculina e muitas vezes eurocêntrica, o que influenciou diretamente os currículos e as práticas de ensino. No entanto, houve um movimento crescente para questionar e modificar essa hegemonia. Mulheres em corpos políticos e plurais estão reivindicando seu lugar na produção de conhecimento matemático e na formulação de políticas educacionais. Isso inclui uma variedade de abordagens, desde a inclusão de mais mulheres como modelos na história da matemática até a incorporação de perspectivas feministas e críticas de gênero nos currículos de matemática. A Educação Matemática está cada vez mais reconhecendo a importância de considerar as experiências e identidades dos estudantes ao ensinar matemática. Isso significa reconhecer que diferentes grupos têm diferentes formas de interagir com a matemática e que as políticas educacionais devem ser sensíveis a essas diferenças. O corpo político, ao se envolver nessas discussões e práticas, está desafiando as normas estabelecidas e abrindo espaço para uma matemática mais inclusiva e diversificada. Isso não apenas beneficia as mulheres e outros grupos sub-representados, mas também enriquece o campo da Educação Matemática como um todo, trazendo novas perspectivas e abordagens para o ensino e aprendizado da matemática.
![...](/assets/Talks-Subsite-13/2024/WhatsApp-Image-2024-05-07-at-19__FocusFillWyIwLjAwIiwiMC4wMCIsNDk1LDM2Nl0.04.22.jpeg)
Pessoas trans e travestis na Matemática: Identidades dissidentes invadindo a ciência
Erikah Pinto Souza
(Doutoranda da UFRJ)
A tentativa desse diálogo é deslocar e tensionar comportamentos/atitudes que excluem aquelas/es que não se enquadram em padrões hegemônicos, como é caso da cis-heteronorma. Nesse sentido, serão apresentados diversos contextos, onde pessoas trans e travestis que produzem conhecimento científico/matemático, modificam os processos de ensino e aprendizagem com suas presenças, que são pedagógicas e revolucionárias, tornando-os mais inclusivos e diversos. Para isso, vamos dar destaque a experiências exitosas dessas pessoas que, cotidianamente, ocupam esses espaços e resistem aos diversos ataques e descredibilização, quanto aos seus perfis profissionais.
![...](/assets/Talks-Subsite-13/2024/WhatsApp-Image-2024-05-07-at-19__FocusFillWyItMC4wNiIsIjAuMjkiLDQ5NSwzNjZd.38.33.jpeg)
O que são problemas científicos? E o que seriam "problemas de gênero e sexualidade"?
Hugo dos Reis Detoni
(Técnico administrativo no IFRJ)
Neste diálogo vamos conversar sobre algumas formas segundo as quais pensamos os problemas nas ciências ditas exatas. Seriam tais problemas neutros e objetivos? Ou seriam situações consideradas problemáticas por alguém em posição de poder? De maneira análoga, como poderíamos pensar sobre "problemas de gênero e sexualidade"? Neste caso, quem ocuparia tal posição de poder? Vamos refletir sobre como gênero, enquanto estrutura criada e mantida em contextos sociais específicos, ajuda a organizar nossa sociedade, indicando a cada pessoa seu "devido lugar"
![...](/assets/Talks-Subsite-13/2024/IMG-20231107-WA0077_remastered__FocusFillWyItMC4wOCIsIi0wLjA5Iiw0OTUsMzY2XQ.jpg)
© contribuintes OpenStreetMap
Outros eventos em Three Monkeys House
2024-05-15
Mamãe é cientista
Three Monkeys House
R. Real Grandeza, 129 - Botafogo, Rio de Janeiro, RJ 22281-033, Brasil
2024-05-14
Saúde e Fake News: Diagnóstico da Desinformação
Three Monkeys House
R. Real Grandeza, 129 - Botafogo, Rio de Janeiro, RJ 22281-033, Brasil