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Somos seres históricos e nossa morada no mundo (éthos) é construída pela linguagem: impossível viver humanamente sem pré-conceitos e, consequentemente, sem diálogo (H. Gadamer). O que é afinal ciência (episteme) e o problema da fundamentação “lógica” da ciência. A perspectiva histórico-paradigmática de ciência (T. Kuhn). Os paradigmas histórico-ontológicos de ciência (H. Rombach): substância (período antigo e medieval), sistema (modernidade) e estrutura (atualidade). O desafio da superação do controle sistêmico e de livre investigação científica.
O “desmantelamento das ciências” - “veredas de travessia” para um novo paradigma de cientificidade?
Leonardo Mees
(Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (campus GV))
Professor da UFJF/GV, leciona na graduação dos cursos de saúde as disciplinas de Ética e Bioética e na pós-graduação do PROFBIO/GV as disciplinas de Ensino Investigativo de Ciências, Filosofia da educação e Metodologia científica. Tem doutorado e mestrado em Filosofia UFRJ e graduação igualmente em Filosofia pela USF/SP. Orienta trabalhos de pós-graduação no PROFBIO sobre o Metodologias de Ensino de Ciências e desenvolve projetos de pesquisa sobre as conceituações de saúde e doença, com ênfase na fenomenologia e na hermenêutica da experiência vivida pelos indivíduos.
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