© Pint of Science, 2025. Todos os direitos reservados.
“A história é escrita pelos vencedores”, a frase atribuída à George Orwell é uma importante referência para pensar que conhecemos a história a partir de quem domina a narrativa. E na ciência não é diferente. As pesquisas muitas vezes estão diretamente ligadas à vontade de quem está no poder. No nosso terceiro dia de Pint of Science, vamos descobrir pessoas que trabalham para que a ciência seja mais diversa e acolha diferentes corpos e narrativas.
Dá pra falar de violência sem falar de afeto?
Enrico Martins Poletti Jorge
(Enrico Martins Poletti Jorge é psicólogo e mestrando em Psicologia pela UFMG, é da equipe do programa DIVERSO UFMG - NÚCLEO JURÍDICO DE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, que atua com articulação de ações políticas e legais contra violências baseadas no gênero e/ou na sexualidade. Também faz parte da Ocupação Psi, projeto de ações de acolhimento ao sofrimento da população negra e à formação de profissionais da psicologia clínica.)
O observatório de violência LGBT+ foi uma pesquisa de três anos do núcleo de pesquisa Diverso UFMG, iniciada durante a pandemia com o objetivo de compreender as dinâmicas de violência LGBTfobica na cidade de Belo Horizonte, foram ouvidas mais de 500 pessoas e realizadas 78 entrevistas para mapear as dinâmicas de violência dos habitantes da cidade.

O ateliê como tubo de ensaio: estratégias lésbicas para a pesquisa em arte
Leíner Hoki
(Leíner Hoki é nipo-caipira, escritora, poeta-pesquisadora, arte educadora popular e artista visual formada em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG. Também fez mestrado em artes na mesma instituição e atualmente cursa doutorado e é bolsista FAPEMIG. Seu trabalho artístico é um híbrido entre as artes visuais, a pesquisa e a literatura, acontecendo, plasticamente, em pintura e desenho. Trabalhou, de 2022 a 2025, como arte educadora no “Consultório na Rua” de Belo Horizonte. )
Como desenvolver e apresentar os resultados de uma pesquisa em arte? Existe diferença entre uma pesquisa sobre arte e uma pesquisa em arte, feita pela pessoa artista? Leíner Hoki apresenta os resultados de suas investigações sobre lesbianidades, feminismo e insubmissões de gênero, em conjunto com suas estratégias de pesquisa como artista, poeta,acadêmica e educadora. Para isso, apresenta seu livro “Tríbades, Safistas, Sapatonas do mundo, uni-vos: investigações sobre a poética das lesbianidades”, que foi semifinalista do Prêmio Jabuti (2022) e sua mostra de pintura e desenho, “Amadoras”, atualmente em exibição na Galeria Genesco Murta no Palácio das Artes, na quinta edição do Prêmio Décio Noviello.

© contribuintes OpenStreetMap
Outros eventos em Museu das Minas e do Metal - MMGerdau
2025-05-19
O outro lado das medalhas: a ciência na saúde dos paratletas
Museu das Minas e do Metal - MMGerdau
Praça da Liberdade, 680, Belo Horizonte, Minas Gerais 30140-010, Brasil
2025-05-20
Pioneiras
Museu das Minas e do Metal - MMGerdau
Praça da Liberdade, 680, Belo Horizonte, Minas Gerais 30140-010, Brasil