...
Other Belo Horizonte events

Onde estão as cientistas mineiras?

Eventos anteriores - 2020
08 set 18 horas
Pint of Science BH - MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, www.youtube.com/user/MuseuMinasMetal,
Belo Horizonte 30140-010
FUNDEP e MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal oferecem a live "Onde estão as cientistas mineiras" uma conversa com: Zélia Profeta (FIOCRUZ MINAS), Regina Helena de Freitas (FAE UFMG) , Aline Miranda (ICB UFMG) e Sílvia Fialho (FUNED). Quatro mulheres, quatro áreas da ciência, diferentes instituições e idades, momentos distintos na carreira, mas uma coisa em comum: ciência de ponta. Protagonistas na ciência mineira conversam sobre suas pesquisas, carreiras e fazer científico.

Zélia Profeta

Clique aqui para assistir (Início às 18 horas)
https://www.youtube.com/watch?v=KivL0eth7SU - Link da live

Possui graduação em Farmácia pela UFMG, mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e doutorado em Parasitologia pela UFMG. Foi vice diretora de pesquisa da Fiocruz Minas e é Diretora, em segundo mandato, da Fiocruz em Minas Gerais.
...

Aline Miranda

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2008). Mestrado (2011) e Doutorado (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical, da Faculdade de Medicina da UFMG. Realizou doutorado sanduíche na Cleveland Clinic (Lerner Research Institute), OH, USA, sob supervisão do Dr. Richard Ransohoff no período de julho de 2013 a julho de 2014. Pós-Doutorado pelo departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (2015-2016). Desde 2016 é professora do departamento de Morfologia
...

Sílvia Fialho

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Recebeu vários prêmios e/ou homenagens, destacando-se o PRÊMIO CAPES DE TESE NA ÁREA DE FARMÁCIA no ano de 2007. Atualmente é Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento na Fundação Ezequiel Dias, coordenadora do Programa de Pós Graduação em Biotecnologia da Funed e líder de pesquisa no laboratório de Desenvolvimento Tecnológico Farmacêutico da Funed.
...

Regina Helena de Freitas Campos

Psicóloga e mestre em educação pela UFMG, doutora em educação pela Universidade de Stanford (EUA). É professora titular de Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da UFMG, e Presidente do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff. Suas principais áreas de pesquisa são a história da psicologia e da psicologia social no Brasil, com ênfase nas relações entre a produção científica nessas áreas e o contexto sociocultural, e nas conexões e diálogos estabelecidos entre a psicologia brasileira e as tradições de pesquisa na área em outros países como a F
...