© Pint of Science, 2025. Todos os direitos reservados.
Você já se perguntou o que mudou nas usinas nucleares depois do acidente de Chernobyl? Afinal, pra que serve a energia nuclear e como o Brasil está nesse sentido? Venha descobrir nessa conversa sobre as lições do passado, o cenário atual e as perspectivas futuras no uso da energia nuclear.
Carlos Alberto Zeituni
Palestrante
(Ipen/Cnen-sp (instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares))
Engenheiro químico, mestre e doutor em Tecnologia Nuclear. É inspetor de Usinas Nucleares especializado em falhas de combustíveis. Atualmente trabalha com a produção de fontes para tratamento de câncer, na área de dosimetria e no uso da radiação para tratamentos de saúde. Irá abordar as principais vantagens e usos da tecnologia nuclear na vida das pessoas. Carlos também é parte de um moto clube antigo de São Paulo, gosta de viajar e jogar xadrez e videogames.

Nélida Lucia Del Mastro
Palestrante
(Consultora e Professora em Tecnologia Nuclear no IPEN-USP)
Química, especializada em química biológica e microbiologia. Mestre e doutora, trabalhou com efeitos biológicos das radiações e aplicações industriais da radiação ionizante. Atualmente é pesquisadora colaboradora e orientadora no IPEN-CNEN/SP. É membro de Women in Nuclear (WiN) Global. Foi uma das seis profissionais do Brasil e única mulher do País a constar do ranking da Fairforce 100 Nuclear Energy Top Professionals de 2020. Irá abordar aspectos sobre Women in Nuclear na integração da América Latina. Gosta de cantar em coral e se interessa pelo meio ambiente!

Rafael Henrique Lazzari Garcia
Palestrante
(Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN/CNEN)
É bacharel em Ciências Sociais, e bacharel em Ciências Com Habilitação em Química, mestre e doutor em Ciências. Atualmente é pesquisador do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, no Centro de Combustíveis Nucleares, responsável pelos laboratórios de fluorescência e difração de raios X, e estuda combustíveis para reatores do tipo MTR (materials testing reactor). Irá abordar o acidente nuclear de Chernobyl. Rafael também gosta de viajar, andar de bicicleta, jogar futebol e comer!

Mariana Fioravanti
Mediadora
(Supernova)
É bióloga e pós-graduada em jornalismo (Senac-SP). Trabalha com redes sociais há 6 anos e atualmente é gerente de comunidades na agência Talent Marcel. É agente de criadores de conteúdo no YouTube focados nas áreas de Ciência e Educação. Irá mediar a mesa! Mariana também gosta de gatos e plantas.

© contribuintes OpenStreetMap