Outros eventos em Rio de Janeiro

Ciência em Tempos de Fake News

Eventos anteriores - 2023
ter. 23 mai. Abertura às 19:00. Início do evento às 19:30. Previsão de encerramento às 21:30
Deza Botequim, Travessa dos Tamoios, 32, loja A, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ 22230-050
Você já ouviu falar em teorias da conspiração, pseudociência e fake news? Aqueles assuntos que te fazem questionar se estamos realmente vivendo em uma realidade simulada ou se estamos todos sendo controlados por alienígenas. Se você está tão confuso quanto a gente, então venha participar dessa mesa redonda! Vamos discutir como essas ideias são criadas, como elas se espalham e a influência delas na sociedade. Prepare-se para uma conversa cheia de debates, desmistificações e, quem sabe, algumas revelações surpreendentes. E, claro, garantimos que tudo será baseado em fatos reais - sem fake news p…

Fake news: quando o cérebro não percebe que caô é caô!

Sibele Aquino (Professora na Mackenzie Rio & Pós Doutoranda na PUC Rio)
O conhecimento científico nem sempre é suficiente para distinguir fatos de boatos e verdades de teorias conspiratórias. Por que nossa mente é suscetível a fake news? Como a psicologia explora nosso engajamento com informações falsas? Descubra respostas sem caô e desvende por que algumas pessoas são mais facilmente seduzidas por notícias falsas. Prepare-se para desvendar os caminhos mentais que nos tornam suscetíveis e explorar o papel da psicologia nesse desafio da era das fake news.

O misticismo 'quântico' e a relativização da verdade

Thiago Messias Cardozo (Professor da UFRJ)
Nesta palestra, mergulhe no intrigante mundo do misticismo quântico e suas conexões com teorias de conspiração, movimento antivax e pensamento pseudocientífico. Descubra como a dificuldade de comunicação entre cientistas e a população, aliada ao misticismo New Age, deu origem a uma forma peculiar de pseudociência. Explore as manifestações mais curiosas desse fenômeno, como a transposição de vocabulário científico para contextos distorcidos, e aprenda sobre o papel da ciência na construção das nossas narrativas.
© contribuintes OpenStreetMap