© Pint of Science, 2025. Todos os direitos reservados.
"Se uma cerveja relaxa, o que os psicodélicos podem fazer pela mente? Vamos debater ciência, política, diversidade e autoconsciência – de cabeça (e copo) aberto!" A união dessas três palestras forma uma mesa super potente — que trata de autoconhecimento, contextos sociais e políticos, e diversidade nas experiências psicodélicas.


Diversidade LGBTQIA+ nas Terapias Psicodélicas: da opressão à liberação
Lígia Platero
(Associada de Programas Educativos do Instituto Chacruna )
Nesta apresentação, trago discussões sobre a diversidade LGBTQIA+ nas Terapias Psicodélicas, desde as terapias de conversão à heterossexualidade dos anos 1950 a 1970, nos EUA, Canadá e França, com o uso de LSD e mescalina (opressão), até novos contextos terapêuticos com usos de psilocibina e MDMA nos EUA, com o objetivo de curar a homofobia e a transfobia internalizadas. As discussões partem do livro “Queering Psychedelics: from opression to liberation in Psychedelic Medicine”, do Instituto Charuna.

A Importância da Expansão da Consciência Social no Renascimento Psicodélico
Sandro Rodrigues
(Fundador e conselheiro diretor da APB)
Nas últimas décadas, testemunhamos o retorno dos investimentos em ensaios clínicos e estudos de laboratório sobre os psicodélicos, realizados no intuito de atestar sua segurança e investigar seus potenciais terapêuticos. Nesse contexto, usualmente chamado de Renascimento Psicodélico, notamos também o importante aumento de estudos e publicações em ciências humanas, promissores para uma compreensão apurada dos recursos técnicos e desafios éticos e econômicos que a diversidade de usos dessas substâncias coloca para a saúde mental em nossa sociedade.

Um mergulho dentro de si: Como os psicodélicos afetam a autoconsciência
Bheatrix Bienemann Favero
(Doutora em Psicologia pela PUC-RIO)
Como os psicodélicos mudam a nossa percepção de nós mesmos? Nesta palestra, vamos discutir como substâncias alteradoras da consciência — originadas em fungos, plantas e até em animais — podem alterar nossa autoconsciência. A partir de um olhar neurocientífico, exploraremos como os psicodélicos podem afetar a percepção do corpo, das emoções e do próprio eu — e por que essas mudanças podem ter impactos relevantes na saúde mental.

© contribuintes OpenStreetMap
Outros eventos em rufi.bar
2025-05-20
Ciência que Cura: Como a Pesquisa Vira Remédio (de Verdade!)
rufi.bar
Praça Santos Dumont, 106 rooftop - Gávea, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22470-100, Brasil
2025-05-21
Quem Faz o Carnaval? Cadeias Produtivas, Mulheres no Comando e Espaços de Resistência
rufi.bar
Praça Santos Dumont, 106 rooftop - Gávea, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22470-100, Brasil