Como nasceu o Pint of Science?
A ideia surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores, em 2012. Nesse encontro, pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.
A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que os pesquisadores pudessem sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas e assim, em maio de 2013, surgiu o Pint of Science.
De lá para cá, o evento cresceu – em 2019 milhares de pesquisadores em 400 cidades e 24 países compartilharam e discutiram suas descobertas com pessoas em pubs, bares, restaurantes e até mesmo cafés.
Como o festival chegou ao Brasil?
O Pint of Science foi trazido para o Brasil pela jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), e ocorreu pela primeira vez no país em 2015, em São Carlos.
Essa edição pioneira deu tão certo – olha só a programação – que várias pessoas se interessaram por levar o evento para suas cidades e, em 2016, Belo Horizonte, Campinas, Dourados, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e São Paulo também tiveram bate-papos com cientistas. Veja aqui o que rolou.
As conversas nos bares e restaurantes continuaram repercutindo e, em 2017, o número de municípios participantes subiu para 22, em 2018 o festival cresceu ainda mais, sendo realizado em 56 cidades.
Já em 2019 foram 83 cidades em todas as regiões do Brasil. Nos tornamos o maior festival do mundo em número de cidades paticipantes, superando a Espanha que ficou em segundo lugar com 74 cidades.
Seguindo o sucesso, em 2020 o total de países participantes subiu para 29 e no Brasil será ainda maior! Vamos celebrar a ciência em mais de 180 cidades, com representantes de todas as capitais do país! Contaremos com mais temas sendo abordados, desde átomos e galáxias até a complexidade da organização da nossa sociedade. O que não muda é a gratuidade do evento! O público paga apenas o que consumir no local das apresentações.
Nosso encontro já tem dia e hora: O #pint20 acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de Maio, sempre a partir das 19:00 (horário local).
O Pint of Science Brasil é realizado graças a todos os voluntários que dedicam parte do tempo na organização do festtival. Um Brinde à Ciência e a todos que de alguma forma contribuem com o maior festival de divulgação científica do mundo!
Saúde!